“BIM Centro” 2017 volta ao Politécnico de Leiria
A “Transformação digital na Indústria da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC)” é o tema do seminário da 2ªedição do “BIM Centro” 2017
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A “Transformação digital na Indústria da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC)” é o tema do seminário “BIM Centro” 2017, dinamizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), em parceria com a Stratbond e a ARICOP – Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria, que se realiza no próximo dia 16 de Novembro.
“Nesta 2ª edição, pretendemos contribuir para a consolidação da relevância da metodologia BIM – Building Information Modeling na Indústria AEC, e em particular no contexto das transformações digitais inerentes à Indústria 4.0”, salienta Ricardo Gomes, docente e coordenador do departamento de Engenharia Civil da ESTG/IPLeiria.
O seminário divide-se em duas sessões direccionadas para a aplicação de tecnologias inerentes ao processo de colaboração e implementação BIM durante todo o ciclo de construção dos edifícios, da concepção até à manutenção e sustentabilidade dos empreendimentos. Do programa, constam as intervenções de oradores representantes de empresas como a A400, a Top Informática, a Leica Geosystems, a StratBIM, entre outras.
O evento termina com uma mesa redonda, onde participam diversas entidades para debater a premência e importância da adopção da metodologia BIM, em especial o papel do Estado, do ensino e formação profissional, e a transposição para o contexto empresarial.
A iniciativa destina-se a estudantes, académicos e profissionais que desenvolvam actividades nas áreas relacionadas com a indústria AEC. Segundo a organização, “haverá espaço para partilha de ideias e experiências entre os participantes”. A inscrição é gratuita e os interessados podem inscrever-se através da página do evento em https://www.bimcentro.pt/