Aberto concurso para representar Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2018
O projecto que vai representar Portugal na 16ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia 2018, em Itália, vai ser escolhido através de um concurso, limitado a sete equipas convidadas

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects) Fotografia: Grafton Architects
O projecto que vai representar Portugal na 16ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia 2018, em Itália, vai ser escolhido através de um concurso, limitado a sete equipas convidadas.
As equipas convidadas pela DGArtes para concorrer a este programa, são compostas por: Ana Jara e Lucinda Correia; André Tavares e Marta Labastida; João Belo Rodeia e Ricardo Carvalho; João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro e Carlos Antunes (Atelier do Corvo); Jorge Figueira e Carlos Machado e Moura; Maria Manuel Oliveira e Álvaro Domingues; e Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah.
Recorde-se que, até à data, a DGArtes convidada curadores, que por sua vez, convidavam profissionais das áreas da arquitectura e das artes plásticas para representarem Portugal na Bienal de Veneza.
O concurso visa obter uma proposta que se enquadre no tema proposto pelas comissárias-gerais da próxima Bienal de Arquitectura de Veneza – Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects), sob o tema “Freespace”.
A comissão de apreciação das propostas será composta por Nuno Moura, da DGArtes (presidente do júri), Helena Paula Pires, directora adjunta da direcção de Atendimento Digital da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, José Manuel Pedreirinho, presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Inês Lobo, curadora da representação oficial portuguesa na 13.ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, Nuno Grande e Roberto Cremascoli, curadores da representação oficial portuguesa na 15.ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia), e Sofia Baptista, da produção e comunicação nas exposições de artes plásticas e arquitectura de representação na Bienal de Veneza.
O aviso da abertura do concurso, realizado no âmbito do programa de apoio a projectos da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), é publicado no Diário da República n.º 213/2017, Série II, com o número 13249/2017.
Segundo o mesmo, para este concurso, a DGArtes vai atribuir, um montante global de 199.000 euros, repartido por dois anos: em 2017, 99.500 euros, e em 2018, 99.500 mil euros.