Estúdio AMATAM reconhecido pelo Conselho Alemão do Design
O resultado, que lhes valeu a distinção, é uma imagem interior que “transpira um ar underground, e selecto”
Ana Rita Sevilha
Portalegre: Governo promete medidas que respondam a “ilha rodoviária” no distrito
“Portugal tem de trabalhar para não ser só um ponto de passagem”
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
A notícia chegou de surpresa e “abalou-nos, positivamente”, contam ao CONSTRUIR João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino. O Estúdio AMATAM, que lideram desde 2011, tinha sido distinguido pelo Conselho Alemão do Design como vencedor do prémio German Design Award 2018 com o seu projecto para o ginásio Krush-It em Braga, na categoria de Arquitectura de Interiores.
“Este reconhecimento abalou-nos de verdade, não só pela distinção e pelo mérito que representa – uma vez que este prémio tem como objectivo descobrir, apresentar e homenagear design trends e apenas são convidados a participar os candidatos que se destacam pela elevada qualidade e criatividade dos projectos desenvolvidos –, mas essencialmente porque este projecto está envolto de uma carga emocional muito forte. Podemos dizer que nos saiu li-te-ral-men-te do pêlo! Entre angústias, prazos irreais, um orçamento limitadíssimo e dificuldades familiares, esta equipa encarou sempre este projecto como se fosse o único, tinha de ser o melhor para ser ‘Krush-It’”.
Recorde-se que, o KRUSHit “representa uma aposta em algo único e exclusivo no panorama do Fitness em Portugal. E um novo conceito de negócio, necessitava de um espaço à altura do desafio!”, comentam. A marca pretendia implementar uma metodologia de treino inovadora em Portugal, cuja primeira unidade está instalada no Centro Comercial Nova Arcada em Braga, e para o efeito, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, quiserem desenvolver uma imagem que “rasgasse os padrões habituais no universo dos ginásios em Portugal, com uma mística e um ambiente urbano viciante”, explicam ao CONSTRUIR.
O resultado, que lhes valeu a distinção, é uma imagem interior que “transpira um ar underground, e selecto. Uma mistura entre materiais toscos e superfícies imperfeitas, em contraste com apontamentos de luxo e brilho. O ambiente escuro, com uma iluminação cuidada transporta-nos para um imaginário onde o alter-ego de cada um de nós se pode libertar e revelar o seu lado mais guerreiro”, sublinham.
Contudo, pese embora a importância do prémio e do reconhecimento, João e Manuela confessam que, “na verdade não é para isto, para estes prémios que trabalhamos diariamente. A paixão e dedicação diárias desta equipa são para conseguirmos fazer sempre melhor, surpreender quem nos desafia e superarmo-nos diariamente, mas não podemos deixar de dizer que sim, estamos muito felizes!”.
A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer em Frankfurt no contexto da feira Ambiente, no próximo ano, em data a anunciar. “Será uma honra poder ir a Frankfurt receber este prémio entre tantos profissionais talentosos e projectos incríveis. Mas amanhã continuamos a trabalhar, a nossa dedicação será a mesma, apenas mais reforçada, sejam desafios grandes ou pequenos, serão sempre projectos únicos”, sublinham.
Recorde-se que, o German Design Award, criado em 2012, é o principal prémio internacional atribuído pelo Conselho Alemão do Design e tem como objectivo descobrir, apresentar e homenagear soluções de design únicas. Os projectos são avaliados nas áreas de Design de Produto, Design Universal e Design Comunicação por um júri constituído por 45 especialistas que distinguem os que mais se evidenciam no panorama internacional, num total de mais de 5000 selecionados.
Segundo a organização, esta é uma das mais prestigiadas competições de design em todo o mundo e altamente conceituada, não só entre profissionais da área, mas também noutros círculos.