Centro Pastoral de Moscavide distinguido com Prémio Internacional
“O resultado final é um edifício de linhas simples, depuradas e leves, autêntico e quase rude em termos de materialidade”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
© João Morgado
O Centro Pastoral de Moscavide, da autoria do atelier Plano Humano Arquitetos (Helena Vieira e Pedro Ferreira), foi distinguido no “The American Architecture Prize”, de 2017, na categoria de Design Arquitetónic / Arquitectura institucional. O galardão é um dos mais credenciados prémios de arquitectura a nível mundial.
De acordo com o gabinete de arquitectura, em estreita proximidade com a Igreja de Santo António de Moscavide, edifício em vias de classificação enquanto imóvel de interesse nacional, o Centro Pastoral de Moscavide “apresenta um volume extremamente simples, alinhando a forma algo monolítica da igreja com pormenores de actualidade, nomeadamente quanto à materialidade, à volumetria dos espaços e ao encontro do edifício com a luz natural, uma constante procura durante todo o projecto”.
Pedro Ferreira, um dos autores do projecto, comenta: “o resultado final é um edifício de linhas simples, depuradas e leves, autêntico e quase rude em termos de materialidade, que aliado ao trabalho volumétrico dos espaços e aos jogos de luz, natural e artificial, resulta num edifício gráfico, que nos transporta para uma atmosfera etérea, litúrgica e iconográfica”
Recorde-se que o prémio, avalia projectos no âmbito de arquitetura, design de interiores e arquitectura paisagística, com o objectivo de valorizar a arquitectura mundialmente, tendo como critérios base a excelência em design, inovação e função.
Os prémios são avaliados por um júri eclético que reúne alguns dos mais importantes da área, como Philip Stevens, editor do site designboom, Troy Therrien curador de arquitectura do Guggenheim Foundation and Museum, e os conceituados arquitectos WillAllsop, Sam Jacob ou Joshua JihPan.
A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no dia 27 de Outubro em Nova Iorque.