Lisboa terá 38 novos projectos ao abrigo do BIP/ZIP
Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local garantiu que, “o Programa está cá para ficar e durar”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Há 38 novos projectos para a cidade ao abrigo da 7ª edição do BIP/ZIP 2017 para as Zonas/Bairros de Intervenção Prioritária. No âmbito da assinatura dos protocolos, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal e mentora do projecto, salientou que “estas organizações e estas pessoas, que se ‘desenrascam’ para fazer bem e melhor, são muito importantes para a energia de uma cidade”.
Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local garantiu que, “o Programa está cá para ficar e durar”. No âmbito da cerimónia, salientou ainda que, “isto é de facto a cidade a mexer. Esta rede de energia que nos sustenta e que já vai além-fronteiras, em cidades solidárias como Berlim, Barcelona, entre tantas outras, é uma alegria. É sentir que o dever foi cumprido, uma forma de governar a cidade de uma forma partilhada.”
A Câmara Municipal de Lisboa recorda que, na sequência de uma proposta da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, a autarquia deliberou a 26 de Julho, por unanimidade, aprovar a classificação final das 107 candidaturas apresentadas ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2017 – Parcerias Locais, bem como a atribuição do apoio financeiro às que obtiveram melhor classificação. No conjunto dos projectos apoiados participam 152 entidades que vão promover actividades em 66 territórios BIP/ZIP.
Recorde-se que o Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa foi criado em 2011 pela autarquia, no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projectos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, colectividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão sócio-territorial no município. Ao longo de todos estes anos a autarquia já disponibilizou 11 milhões de euros para os projectos BIP – ZIP.