Toyo Ito distinguido com Medalha de Ouro 2017 pela UIA
Entre os Prémios atribuídos pela UIA, a maior distinção é a Medalha de Ouro, concedida sempre a um arquitecto vivo e que já distinguiu Álvaro Siza Vieira, em 2011

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A UIA (International Union of Architects), anunciou os vencedores dos seus Prémios. O japonês Toyo Ito, foi distinguido com a Medalha de Ouro 2017.
Criados em 1961, os Prémios UIA são entregues a cada 3 anos e visam “distinguir profissionais cujas qualidades, talentos e acções tenham tido impacto nos diversos sectores da prática arquitectónica”.
A maior distinção é a Medalha de Ouro, concedida sempre a um arquitecto vivo e que já distinguiu, em anos anteriores, I.M Pei (2014), Siza Vieira (2011), Teodoro Gonzalez de Leon (2008), Tadao Ando (2005), Renzo Piano (2002), Ricardo Legorreta Vilchis (1999), Rafael Moneo (1996), Fumihiko Maki (1993), Charles Correa (1990), Reima Pietila (1987) e Hassan Fathy (1984).
Os outros vencedores dos Prémios deste ano foram: o russo Nikolay Shumakov , com o Prémio Auguste Perret para Tecnologia Aplicada na Arquitectura; o professor egípcio Ashraf M Salama, com o Prémio Jean Tschumi para Crítica Arquitectónica ou Educação; Carin Smuts, da África do Sul, com o Prémio Robert Matthew que distingue os melhores ao nível da Qualidade dos conjuntos urbanos e Hoang Thuc Hao, do Vietnam, com o Prémio Vassilis Sgoutas , que reconhece as melhores soluções implementadas na arquitectura com vista à redução da pobreza. O Prémio Sir Patrick Abercrombie, para o Urbanismo ou Desenvolvimento Territorial, não foi atribuído.
Os vencedores serão oficialmente distinguidos a 6 de Setembro, no 25º Congresso Mundial da UIA em Seul, Coréia do Sul.