Toyo Ito distinguido com Medalha de Ouro 2017 pela UIA
Entre os Prémios atribuídos pela UIA, a maior distinção é a Medalha de Ouro, concedida sempre a um arquitecto vivo e que já distinguiu Álvaro Siza Vieira, em 2011
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A UIA (International Union of Architects), anunciou os vencedores dos seus Prémios. O japonês Toyo Ito, foi distinguido com a Medalha de Ouro 2017.
Criados em 1961, os Prémios UIA são entregues a cada 3 anos e visam “distinguir profissionais cujas qualidades, talentos e acções tenham tido impacto nos diversos sectores da prática arquitectónica”.
A maior distinção é a Medalha de Ouro, concedida sempre a um arquitecto vivo e que já distinguiu, em anos anteriores, I.M Pei (2014), Siza Vieira (2011), Teodoro Gonzalez de Leon (2008), Tadao Ando (2005), Renzo Piano (2002), Ricardo Legorreta Vilchis (1999), Rafael Moneo (1996), Fumihiko Maki (1993), Charles Correa (1990), Reima Pietila (1987) e Hassan Fathy (1984).
Os outros vencedores dos Prémios deste ano foram: o russo Nikolay Shumakov , com o Prémio Auguste Perret para Tecnologia Aplicada na Arquitectura; o professor egípcio Ashraf M Salama, com o Prémio Jean Tschumi para Crítica Arquitectónica ou Educação; Carin Smuts, da África do Sul, com o Prémio Robert Matthew que distingue os melhores ao nível da Qualidade dos conjuntos urbanos e Hoang Thuc Hao, do Vietnam, com o Prémio Vassilis Sgoutas , que reconhece as melhores soluções implementadas na arquitectura com vista à redução da pobreza. O Prémio Sir Patrick Abercrombie, para o Urbanismo ou Desenvolvimento Territorial, não foi atribuído.
Os vencedores serão oficialmente distinguidos a 6 de Setembro, no 25º Congresso Mundial da UIA em Seul, Coréia do Sul.