Sagmeister em Lisboa para a “exd’17 Before & Beyond”
Sagmeister sobe ao palco do Grande Auditório do CCB a 30 de Setembro, para falar sobre “It’s About Time”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Stefan Sagmeister é um dos mais recentes nomes confirmados no evento que celebra o fim do ciclo das Bienais Experimenta Design. A “exd’17 Before & Beyond” contará com a presença de várias personalidades, entre elas Alice Rawsthorn e Tyler Brûlé -a mente por trás da célebre Monocle. Sagmeister sobe ao palco do Grande Auditório do CCB a 30 de Setembro, para falar sobre “It’s About Time”.
De acordo com a descrição da experimentadesign, Stefan Sagmeister “é o enfant terrible do design gráfico. Internacionalmente conhecido pelas suas ideias únicas e polémicas, tornou-se uma referência incontornável nos meios culturais e económicos. Mergulhando de cabeça e alma em cada projecto, as suas criações são intemporais, integrando uma atenção ao detalhe e originalidade raras, que resultam em produtos extraordinariamente eficazes”.
“O seu trabalho tem sido marcado por uma abordagem extremamente pessoal e com grande sentido de humor, tornando-o num dos mais reconhecidos e multifacetados designers contemporâneos, tendo também deixado a sua marca na Bienal EXD com participações nas edições de 2005 (Things I have learned in my life so far #10) e 2008 (Obsessions make my life worse and my work better)”.
Sagmeister licenciou-se pela University of Applied Arts de Vienna e possui um mestrado da Pratt Institute de Nova Iorque. Em 1993 criou a Sagmeister Inc. sediada em Nova Iorque, trabalhando com uma variedade de clientes, como por exemplo os Rolling Stones, a HBO e o Guggenheim Museum. Em 2012 aliou-se a Jessica Walsh, mudando o nome da empresa para Sagmeister & Walsh, especializando-se na concepção arrojada de identidades de marca, anúncios, websites, apps, filmes, livros e objectos.
The Happy Show é um dos seus projectos mais icónicos, atraiu mais 250 mil visitantes pelo mundo fora e tornou-se na exposição de design gráfico mais visitada de sempre. Mantendo a mesma linha temática, em 2016 apresentou The Happy Film, no qual o designer se transforma num projecto de design, numa exploração de diferentes formas de alcançar a felicidade. Recebido com tremendo sucesso e fortemente aclamado pela crítica, o filme marca um percurso em que Sagmeister se aproxima de si próprio de uma forma completamente inesperada.
Sagmeister também lecciona na School of Visual Art em Nova Iorque e é convidado para falar em eventos por todo o mundo. Foi nomeado para oito Grammys, tendo finalmente ganho dois pelo packaging design dos Talking Heads e Brian Eno & David Byrne. Também foi galardoado com praticamente todos os mais importantes prémios de design internacionais.