Novo projecto do Aurora Arquitectos concilia usos num edifícios dos anos 70
“Estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
fotografia: do mal o menos
O gabinete Aurora Arquitectos anunciou a conclusão da obra do apartamento na rua Luciano Cordeiro, um projecto iniciado em 2016. “Localizado em Lisboa, no último piso de um edifício dos anos 70, o projecto focou-se no desenho de uma biblioteca com escritório para uma vasta colecção de livros e na intervenção no corredor como elemento chave para resolver o díptico espaço de trabalho + espaço de habitação”.
Segundo os arquitectos, procurou-se a compatibilização desses programas distintos através da criação de zonas de transição pontuadas por entradas de luz e pela utilização de diferentes materiais para o piso, que alterna entre a maciez do pinho e a resistência do lioz. O destaque dado à biblioteca, juntamente com a abundância de luz no corredor e a recriação no piso da mesma estereotomia para diferentes materiais, sugerem a diluição de dois tipos de apropriação da casa”.
Desta forma, concluem, “estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade – para que o corredor possa ser o espaço para o neto andar de triciclo e, ao mesmo tempo, a viagem mais curta para o trabalho”.
Novo site
O colectivo revelou também que tem um novo website (www.aurora.com.pt), criado a pensar na diversidade de dispositivos e com um layout flexível.
“O design do novo site aposta na clareza e visualização dos seus conteúdos sem distracções. Esta actualização dá maior destaque às reportagens fotográficas, simplifica a leitura dos textos e refaz os desenhos técnicos. No geral, torna o site mais fácil de utilizar, melhorando a documentação e divulgação dos nossos projectos”, explica o colectivo.