Novo projecto do Aurora Arquitectos concilia usos num edifícios dos anos 70
“Estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O gabinete Aurora Arquitectos anunciou a conclusão da obra do apartamento na rua Luciano Cordeiro, um projecto iniciado em 2016. “Localizado em Lisboa, no último piso de um edifício dos anos 70, o projecto focou-se no desenho de uma biblioteca com escritório para uma vasta colecção de livros e na intervenção no corredor como elemento chave para resolver o díptico espaço de trabalho + espaço de habitação”.
Segundo os arquitectos, procurou-se a compatibilização desses programas distintos através da criação de zonas de transição pontuadas por entradas de luz e pela utilização de diferentes materiais para o piso, que alterna entre a maciez do pinho e a resistência do lioz. O destaque dado à biblioteca, juntamente com a abundância de luz no corredor e a recriação no piso da mesma estereotomia para diferentes materiais, sugerem a diluição de dois tipos de apropriação da casa”.
Desta forma, concluem, “estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade – para que o corredor possa ser o espaço para o neto andar de triciclo e, ao mesmo tempo, a viagem mais curta para o trabalho”.
Novo site
O colectivo revelou também que tem um novo website (www.aurora.com.pt), criado a pensar na diversidade de dispositivos e com um layout flexível.
“O design do novo site aposta na clareza e visualização dos seus conteúdos sem distracções. Esta actualização dá maior destaque às reportagens fotográficas, simplifica a leitura dos textos e refaz os desenhos técnicos. No geral, torna o site mais fácil de utilizar, melhorando a documentação e divulgação dos nossos projectos”, explica o colectivo.