Conhecidos vencedores dos concursos para a Estrela
Ambos os concursos receberam 18 propostas

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Já foram conhecidos os resultados dos dois concursos promovidos pela Junta de Freguesia da Estrela, com a assessoria da OASRS .
Ao concurso para os módulos de restauração no Largo Vitorino Damásio, concorreram 18 propostas. O júri, composto pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o arquitecto Paulo Pinheiro e o arquitecto Marcelo Dantas (indicado pela OASRS) considerou que a proposta apresentada pelos ARCA (Sebastião Couto Garcia Ribeiro, Pedro João Salvador Durão, Frederico Lopes Dias Negrelli de Albuquerque), vencedora do concurso, “destacou-se pelo modo como alia, de forma simples, racional e coerente, referências construídas e paisagísticas da cidade histórica com um desenho modular e flexível, garantindo uma harmoniosa integração no local, ao mesmo tempo que a resposta às necessidades do programa fica facilitada na sua adequação às exigências específicas de cada concessionário.

Proposta vencedora para o Largo Vitorino Damásio
Neste concurso, o segundo prémio foi atribuído ao arquitecto Nélson Filipe Pires João, e o terceiro, à proposta da autoria do arquitecto César Augusto Costa Marques.
O júri deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 11º e 12º lugares, da autoria do arquitecto Eduardo de Carvalho Viana e do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, respECtivamente.
Também ao concurso de ideias para módulos de restauração na Praça S. João Bosco foram apresentadas 18 propostas.
O júri, considerou que a proposta vencedora da autoria do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, “destacou-se pelo modo como se integra no local, assumindo uma presença dissimulada mas profundamente transformadora dos modos de aproximação e vivência do Jardim ».

Proposta vencedora para a Praça S. João Bosco
O júri deliberou também atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º e 8º lugares, da autoria do arquitecto João Albano Vinhas Fernandes e ARCA, respectivamente.
A cerimónia de divulgação dos resultados aconteceu na Academia da estrela, em Lisboa e contou com a intervenção da arquitecta Paula Torgal, presidente do Conselho Directivo Regional Sul, do arquitecto Marcelo Dantas, relator do júri, e do Presidente da J.F. Estrela, Luís Newton.
A exposição dos trabalhos de ambos os concursos ficará patente ao público até ao final do mês de Setembro, na galeria de exposições na Academia Estrela.