Proposta vencedora para a Praça S. João Bosco
Conhecidos vencedores dos concursos para a Estrela
Ambos os concursos receberam 18 propostas
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Já foram conhecidos os resultados dos dois concursos promovidos pela Junta de Freguesia da Estrela, com a assessoria da OASRS .
Ao concurso para os módulos de restauração no Largo Vitorino Damásio, concorreram 18 propostas. O júri, composto pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o arquitecto Paulo Pinheiro e o arquitecto Marcelo Dantas (indicado pela OASRS) considerou que a proposta apresentada pelos ARCA (Sebastião Couto Garcia Ribeiro, Pedro João Salvador Durão, Frederico Lopes Dias Negrelli de Albuquerque), vencedora do concurso, “destacou-se pelo modo como alia, de forma simples, racional e coerente, referências construídas e paisagísticas da cidade histórica com um desenho modular e flexível, garantindo uma harmoniosa integração no local, ao mesmo tempo que a resposta às necessidades do programa fica facilitada na sua adequação às exigências específicas de cada concessionário.
Neste concurso, o segundo prémio foi atribuído ao arquitecto Nélson Filipe Pires João, e o terceiro, à proposta da autoria do arquitecto César Augusto Costa Marques.
O júri deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 11º e 12º lugares, da autoria do arquitecto Eduardo de Carvalho Viana e do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, respECtivamente.
Também ao concurso de ideias para módulos de restauração na Praça S. João Bosco foram apresentadas 18 propostas.
O júri, considerou que a proposta vencedora da autoria do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, “destacou-se pelo modo como se integra no local, assumindo uma presença dissimulada mas profundamente transformadora dos modos de aproximação e vivência do Jardim ».
O júri deliberou também atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º e 8º lugares, da autoria do arquitecto João Albano Vinhas Fernandes e ARCA, respectivamente.
A cerimónia de divulgação dos resultados aconteceu na Academia da estrela, em Lisboa e contou com a intervenção da arquitecta Paula Torgal, presidente do Conselho Directivo Regional Sul, do arquitecto Marcelo Dantas, relator do júri, e do Presidente da J.F. Estrela, Luís Newton.
A exposição dos trabalhos de ambos os concursos ficará patente ao público até ao final do mês de Setembro, na galeria de exposições na Academia Estrela.