Consulmar projecta prolongamento do Porto de Leixões
Adjudicação surge na sequência de um concurso público lançado pela Administração do Porto de Leixões e visa permitir a concretização de um novo terminal de contentores do porto, capaz de receber navios com 300 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,5 metros de calado.

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Consulmar anunciou que vai realizar o projecto de execução do prolongamento do Quebra-Mar Exterior do Porto de Leixões.
Segundo nota avançada no site da consultora portuguesa de engenharia, esta adjudicação surge na sequência de um concurso público lançado pela Administração do Porto de Leixões e visa permitir a concretização de um novo terminal de contentores do porto, capaz de receber navios com 300 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,5 metros de calado.
A Consulmar destaca que cerca de 60% dos porta-contentores encomendados são já destas dimensões enquanto que, “há uma década atrás, o mercado era dominado por encomendas de navios de muito menores dimensões”.
A empresa revela ainda que os serviços adjudicados incluem o estudo prévio e o estudo de impacte ambiental, bem como das acessibilidades marítimas do porto. “Embora o estudo prévio possa vir a recomendar ajustamentos nos requisitos do projecto, prevê-se que o quebra-mar exterior venha a ser prolongado em cerca de 300 metros”, conclui o comunicado.