Espaço ESAD-IDEA acolhe conferência sobre modos de habitar
Alexandre Alves Costa, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Eduardo Souto de Moura e Sérgio Fernandez são os convidados da conferência

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Os arquitectos Alexandre Alves Costa, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Eduardo Souto de Moura e Sérgio Fernandez são os convidados para a conferência “Conversas sobre o habitar”, que terá lugar no dia 2 de Março, no Espaço ESAD-IDEA, em Matosinhos.
Maria Milano e Roberto Cremascoli moderam esta conversa que assinala o fim da colecção “A casa de quem faz as casas”, que tem vindo a ser editada pelo jornal Público. A iniciativa contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.
Espaço de reflexão sobre a arquitectura e sobre a cultura do habitar, a coleção “A casa de quem faz as casas” incluiu um conjunto de entrevistas com alguns dos principais arquitectos portugueses, revelando as casas onde habitam e desvendando, em muitos casos, o lado mais emocional da prática de projecto de cada arquitecto entrevistado e o lado mais íntimo das suas vivências.
As questões levantadas durante essas entrevistas servem agora de ponto de partida para duas conferências promovidas pelo Público e pela ESAD, a primeira das quais decorreu em Lisboa no dia 21 de Fevereiro, tendo como convidados os arquitectos Adalberto Dias, Gonçalo Byrne, João Carrilho da Graça, Manuel Graça Dias e José Adrião.
Os arquitectos, diz o texto de apresentação da iniciativa, são “agentes culturais que, constantemente, veiculam valores e interpretam os modos de habitar de uma sociedade, contribuindo a formar e informar o espírito do nosso tempo”. Olhar para o interior das suas casas e compreender a sua mundividência pode, pois, permitir aceder a um “universo intelectual e cultural surpreendente e fascinante”, mas também, e sobretudo, melhorar o entendimento do mundo em que vivemos.