Espaço ESAD-IDEA acolhe conferência sobre modos de habitar
Alexandre Alves Costa, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Eduardo Souto de Moura e Sérgio Fernandez são os convidados da conferência
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os arquitectos Alexandre Alves Costa, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Eduardo Souto de Moura e Sérgio Fernandez são os convidados para a conferência “Conversas sobre o habitar”, que terá lugar no dia 2 de Março, no Espaço ESAD-IDEA, em Matosinhos.
Maria Milano e Roberto Cremascoli moderam esta conversa que assinala o fim da colecção “A casa de quem faz as casas”, que tem vindo a ser editada pelo jornal Público. A iniciativa contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.
Espaço de reflexão sobre a arquitectura e sobre a cultura do habitar, a coleção “A casa de quem faz as casas” incluiu um conjunto de entrevistas com alguns dos principais arquitectos portugueses, revelando as casas onde habitam e desvendando, em muitos casos, o lado mais emocional da prática de projecto de cada arquitecto entrevistado e o lado mais íntimo das suas vivências.
As questões levantadas durante essas entrevistas servem agora de ponto de partida para duas conferências promovidas pelo Público e pela ESAD, a primeira das quais decorreu em Lisboa no dia 21 de Fevereiro, tendo como convidados os arquitectos Adalberto Dias, Gonçalo Byrne, João Carrilho da Graça, Manuel Graça Dias e José Adrião.
Os arquitectos, diz o texto de apresentação da iniciativa, são “agentes culturais que, constantemente, veiculam valores e interpretam os modos de habitar de uma sociedade, contribuindo a formar e informar o espírito do nosso tempo”. Olhar para o interior das suas casas e compreender a sua mundividência pode, pois, permitir aceder a um “universo intelectual e cultural surpreendente e fascinante”, mas também, e sobretudo, melhorar o entendimento do mundo em que vivemos.