CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
SUGO CORK RUGS® é a primeira colecção de tapetes de cortiça, concebida segundo métodos tradicionais de tecelagem, que está a ser lançada no mercado através da TD Cork, uma startup da Amorim Cork Ventures, agora apresentada e que foi constituída no âmbito desta – a única incubadora do mundo exclusivamente dedicada a negócios em cortiça.
De acordo com a Amorim, a colecção surge no mercado com um novo conceito criativo declinado em 13 modelos de tapetes base, “com uma grande diversidade de visuais, uns mais tradicionais e outros mais vanguardistas. No entanto, estes modelos podem ser complementados por tapetes personalizados, de acordo com uma multiplicidade de padrões, cores e texturas”.
Para além do visual, a Amorim destaca os “inúmeros benefícios de desempenho, nomeadamente em termos de durabilidade, propriedades térmicas e acústicas, conforto, sendo que minimizam também o risco de alergias”.
Além da cortiça, a nova marca de tapetes combina lã nacional e o algodão recuperado de grandes produções industriais, opções que permitem conjugar a tonalidade da cortiça com uma ou várias cores das fibras têxteis usadas.
Portugal é considerado uma referência mundial na indústria de tapetes dirigidos ao segmento médio-alto e alto, de que são exemplos os tapetes de Beiriz ou de Arraiolos. É também neste segmento que se posicionam os SUGO CORK RUGS®, que congregam num único produto duas indústrias em que Portugal é amplamente reconhecido – a cortiça e a tecelagem de tapetes.
Tal como nos demais projetos apoiados pela incubadora da Corticeira Amorim, na marca SUGO CORK RUGS® a cortiça é o elemento diferenciador, que traz vantagens competitivas ao produto.
A competitividade responsável e o bom desempenho social e ambiental são valores importantes para o posicionamento pretendido. Assim e apesar de recentemente constituída, a TD Cork obteve já a certificação internacional Pending BCorp, um movimento internacional em grande crescimento que avalia as empresas de acordo com a sua performance ambiental, social e económica.