José Manuel Dias da Fonseca eleito presidente da Casa da Arquitectura
Dias da Fonseca “tem o reconhecimento necessário para dirigir o maior projecto da área da divulgação e promoção da arquitectura em Portugal”, garante Eduardo Pinheiro, Presidente da Câmara de Matosinhos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, designou José Manuel Dias da Fonseca para a presidência da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, cumprindo uma das prorrogativas que os estatutos da instituição atribuem à autarquia.
Recorde-se que Dias da Fonseca presidiu até aqui à Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitectura, substituindo agora Guilherme Pinto na presidência da instituição, na sequência do falecimento, a 8 de Janeiro, do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Confirmando que José Manuel Dias da Fonseca aceitou já o desafio de presidir à Casa da Arquitectura, Eduardo Pinheiro sublinha que, “para além de ser um dos matosinhenses mais ilustres e capacitados, e com um contributo indiscutível para a afirmação cultural de Matosinhos”, Dias da Fonseca “tem o reconhecimento necessário para dirigir o maior projecto da área da divulgação e promoção da arquitectura em Portugal, que sempre acompanhou”. “A sua presidência é para mim uma garantia suplementar de sucesso da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura”, concretiza o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Para Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, “trata-se de alguém com um grande conhecimento do projecto e que, para além disso, tem uma forte ligação à arquitectura, assegurando não apenas a continuidade do projecto, mas também a ambição e o prestígio nacional e internacional de que a instituição já beneficia”.
José Manuel Dias da Fonseca presidiu à Fundação Casa da Música durante nove anos, tendo sido também presidente da AICEP. Licenciado em Economia, foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos e é actualmente group chief executive da seguradora MDS. Foi ainda presidente da Real Vida Seguros e ocupa cargos em diversas instituições nacionais e internacionais.
A recomposição dos órgãos sociais da Casa da Arquitectura implica ainda que o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos presida doravante à Assembleia Geral da instituição, que passará também a contar com o presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, e com o arquitecto Gonçalo Byrne. Na comissão executiva mantêm-se o director, Nuno Sampaio, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, continuando a direcção a contar com os representantes das câmaras municipais do Porto e de Gaia, e da Universidade do Porto.
A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha. A 16 de Junho abrirá portas, com a exposição “Poder: Arquitectura”, a nova casa da instituição, um espaço com 4.700 metros quadrados no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola, que está a ser totalmente reabilitado. A última das visitas à obra em curso terá lugar no próximo dia 4 de fevereiro, pelas 15h30, devendo contar com a presença de José Manuel Dias da Fonseca e de Eduardo Pinheiro.