Bosch e Universidade de Aveiro juntas no desenvolvimento de soluções para casas inteligentes
O protocolo contempla um investimento de 18,8 milhões para o desenvolvimento de novas soluções inovadoras e eficientes, focadas no aquecimento e tratamento de água

CONSTRUIR
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Nomad Eden na Foz conclui comercialização de um dos dois sectores
Mello RDC lança projecto de habitação São Ciro 19
Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
A Bosch e a Universidade de Aveiro assinaram um protocolo de I&D para o desenvolvimento de novas soluções inovadoras e eficientes, focadas no aquecimento e tratamento de água. A parceria contempla um investimento de 18,8 milhões de euros até 2019 e vai gerar 150 novos postos de trabalho altamente qualificados.
Para o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, “estamos perante um projecto que vem confirmar a importância que a Universidade de Aveiro atribui à cooperação com o tecido empresarial, colocando o conhecimento nela gerado ao serviço das empresas e da economia do país. É uma iniciativa exemplar de cooperação universidade-empresa abrangente, envolvendo investigadores nas áreas de TICE, Energia, Ambiente e Materiais, que desenvolverão investigação multidisciplinar em colaboração com Bosch, visando o desenvolvimento de produtos inovadores”.
O Smart Green Home – nome dado ao projecto -, irá centrar-se, essencialmente, em seis linhas de I&D de produtos e serviços: bombas de calor e sistemas de condicionamento e tratamento de ar; aquecimento por combustão de gás; aquecimento eléctrico; tratamento de água; interface e comunicação para equipamentos de conforto; e controlo integrado de sistemas residenciais.
Para o efeito, a Bosch e a Universidade de Aveiro farão uma investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções inovadoras em residências sustentáveis, com o máximo conforto e segurança.
Sérgio Salústio, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Produto da Bosch Termotecnologia, comenta: “ao estabelecermos esta parceria com a Universidade de Aveiro, estamos a possibilitar o desenvolvimento de tecnologias que marcam o presente e moldam o futuro. Com este projecto, criaremos soluções inovadoras que, não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas inteligentes ainda mais sustentáveis. Tudo isto a partir de Portugal.”
Com o Smart Green Home, a Bosch em Aveiro pretende conseguir novas oportunidades de negócio nos vários segmentos em que actua. Rüdiger Saur, Presidente da Bosch Termotecnologia, explica que “a forte colaboração com a Universidade de Aveiro, através do projecto Smart Green Home, vai permitir o reforço das competências de I&D da empresa e a expansão do portfólio de soluções desenvolvidas em Aveiro. Com este projecto, pretendemos continuar a crescer e a responder às necessidades do mercado global. Ou seja, criaremos soluções cada vez mais eficientes e com um custo competitivo que possa ser suportado pelos mais de 60 países para os quais exportamos.”
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, estiveram presentes, para também inaugurarem o novo edifício de Investigação e Desenvolvimento (I&D), construído para receber mais pessoas para a equipa de I&D que dará suporte ao Smart Green Home.