UNAVE promove formação em construção com fardos de palha
A palha enquanto material de construção tem tido desenvolvimentos técnicos significativos na última década na Europa, estando a sua utilização a expandir-se, inclusivamente, na construção de edifícios públicos urbanos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Material de construção de carbono negativo, natural, abundante e fácil de conseguir, saudável, resistente e com excelentes características de isolamento térmico, a palha enquanto material de construção tem tido desenvolvimentos técnicos significativos na última década na Europa, estando a sua utilização a expandir-se, inclusivamente, na construção de edifícios públicos urbanos.
Atenta às necessidades e tendências do mundo que nos cerca, a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vai realizar, nos próximos dias 26 e 27 de Novembro, um curso de iniciação à construção com fardos de palha.
A formação consiste em 15 horas presenciais e realizar-se-á no laboratório do Departamento de Engenharia Civil, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), das 9h30 às 13h00 e das14h00 às18h00.
Neste curso de introdução, abordar-se-á o estado da arte na Europa, a investigação e os testes que têm vindo a ser desenvolvidos, bem como os critérios e a metodologia específica que devem ser considerados nesta técnica construtiva.
A ideia, explica a UNAVE, “é proporcionar aos formandos uma formação de base que os habilite a iniciar os seus estudos e a identificar as boas práticas na construção com fardos de palha por forma a poderem projectar e preparar uma obra utilizando fardos de palha”.
O curso destina-se a estudantes e profissionais das áreas de Ambiente, Arquitectura, Engenharia, da investigação e desenvolvimento de tecnologias de materiais. Pode, no entanto, interessar, também, a todos os intervenientes na actividade de construção civil que pretendam adquirir formação específica na área da construção com materiais naturais, em particular com fardos de palha. E, de um modo geral, a todos os que, com ou sem experiência, queiram adquirir conhecimento para projectar e construir com este material.
A coordenação técnico-pedagógica é da responsabilidade de Aníbal Costa. professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro desde 2007. E a formadora é Catarina Pinto, que fundou o atelier TERRAPALHA, para a construção ecológica com materiais naturais em 2008 e em 2014 criou a associação portuguesa COMPALHA, para a difusão da construção com palha em Portugal.