José Maria Cumbre e Nuno Caetano vencem concurso para Biblioteca de Torres Vedras
Para o júri, “a proposta define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A proposta da autoria de José Maria Cumbre (e coordenada pelo mesmo) e Nuno Sousa Caetano foi a vencedora do Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras.
De acordo com o relatório final do júri “a proposta define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar, propondo a criação de um espaço de praça como centro de toda a intervenção, organizando em torno deste espaço o programa da biblioteca e do museu do brinquedo”.
De acordo com a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, o 2º prémio foi atribuído à equipa coordenada por Patrícia Marques, que Segundo o júri, se desenvolve “com grande rigor e qualidade arquitectónica, um espaço aberto e de partilha, em continuidade com a cidade” e “de carácter singular com uma linguagem sofisticada que dialoga de uma forma natural e contemporânea com a memória industrial do lugar”.
A proposta coordenado por José Neves obteve o 3.º prémio e de acordo com a acta do júri, “consiste em colmatar o vazio existente com a construção de um único edifico compacto que contém a biblioteca e o museu do brinquedo, redefinindo o quarteirão e libertando o restante espaço do lote para a construção de uma praça onde o novo edifício e a igreja Santiago se assumem como os principais ‘actores’ deste lugar”.
O júri deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos trabalhos do arquitecto Miguel Abecassis e dos Embaixada Arquitectura.
O Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras foi promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a assessoria da OASRS. Foram apresentadas 75 propostas a concurso.