José Maria Cumbre e Nuno Caetano vencem concurso para Biblioteca de Torres Vedras
Para o júri, “a proposta define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A proposta da autoria de José Maria Cumbre (e coordenada pelo mesmo) e Nuno Sousa Caetano foi a vencedora do Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras.
De acordo com o relatório final do júri “a proposta define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar, propondo a criação de um espaço de praça como centro de toda a intervenção, organizando em torno deste espaço o programa da biblioteca e do museu do brinquedo”.
De acordo com a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, o 2º prémio foi atribuído à equipa coordenada por Patrícia Marques, que Segundo o júri, se desenvolve “com grande rigor e qualidade arquitectónica, um espaço aberto e de partilha, em continuidade com a cidade” e “de carácter singular com uma linguagem sofisticada que dialoga de uma forma natural e contemporânea com a memória industrial do lugar”.
A proposta coordenado por José Neves obteve o 3.º prémio e de acordo com a acta do júri, “consiste em colmatar o vazio existente com a construção de um único edifico compacto que contém a biblioteca e o museu do brinquedo, redefinindo o quarteirão e libertando o restante espaço do lote para a construção de uma praça onde o novo edifício e a igreja Santiago se assumem como os principais ‘actores’ deste lugar”.
O júri deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos trabalhos do arquitecto Miguel Abecassis e dos Embaixada Arquitectura.
O Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras foi promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a assessoria da OASRS. Foram apresentadas 75 propostas a concurso.