Porto recebe quarta Conferência EIP Water em 2017
Conferência anual reúne “decisores políticos, governos nacionais e locais, operadores, cientistas, investigadores, empresas de tecnologia, financeiros, start-ups, PME, serviços públicos”, entre outros, para “quebrar as barreiras à inovação no sector” da água”

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Parceira Europeia de Inovação para a Água anunciou que a quarta edição da Conferência EIP Water terá lugar na cidade do Porto, em Portugal, em Setembro de 2017.
Em comunicado de imprensa, a Parceria Pública para a Água (PPA), que promove o evento, explica que esta conferência anual reúne “decisores políticos, governos nacionais e locais, operadores, cientistas, investigadores, empresas de tecnologia, financeiros, start-ups, PME, serviços públicos”, entre outros, para “quebrar as barreiras à inovação no sector” da água.
Os 29 grupos de acção dentro da EIP Water mostrarão o seu trabalho na resolução de “grandes desafios” com a inovação em áreas específicas relacionadas com a água e os “melhores inovadores da Europa” irão competir para o Prémio de Inovação da EIP Water.
Depois de Bruxelas, Barcelona e Leeuwarden, é a vez do Porto vencer receber o certame. “A proposta feita pelo Porto revelou-se por ser superior devido à clareza da abordagem e ao evidente forte apoio das organizações portuguesas, liderados pelo Município do Porto e pela Águas do Porto”, declarou o responsável pelo secretariado da EIP Water. Guido Schmidt revelou ainda estar confiante de que “o Porto proporcionará aos participantes da próxima conferência um programa rico e estimulante que promove o progresso na inovação e aumenta a competitividade europeia no sector da água”.
Por sua vez, Rui Moreira afirmou ser “uma grande honra para a cidade do Porto ter a oportunidade de receber a quarta Conferência da EIP Water”. “Esta decisão destaca que a água está completamente integrada na nossa estratégia de sustentabilidade e desempenha um papel de liderança inovador no planeamento e design do nosso ambiente urbano”, complementou o presidente da Câmara Municipal do Porto.
Segundo o edil, a Invicta “está a trabalhar arduamente para tornar-se num laboratório vivo para que as tecnologias urbanas inteligentes possam lidar com todos os principais sistemas de que uma cidade necessita – água, transporte, segurança, edifícios ecológicos e energia limpa”. “É também um reconhecimento de que Portugal é um caso de estudo excepcional em serviços de água e recursos hídricos, reconhecido intenacionalmente pela UE, OCDE, BEI e pela Associação Internacional da Água”, concluiu Moreira.