Terminal de Leixões vence nos AZAwards
O Terminal da autoria de Luís Pedro Silva foi o favorito do público na votação que decorreu online e acabou mesmo por recolher o galardão internacional

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi o vencedor do prémio internacional de arquitectura AZAwards. A obra portuguesa da autoria de Luís Pedro Silva, foi distinguido entre 826 projectos de mais de 50 países.
O Terminal de Leixões integrou a short list do júri para na categoria de “Arquitectura – Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2”, foi o favorito do público na votação que decorreu online e acabou mesmo por recolher o galardão internacional. Na mesma categoria estavam a concorrer o Harbin Opera House, na China; o The Waterhouse at South Bund, em Xangai; e o Vegas Atlas Congress Center e o Stanford Central Energy facility, nos EUA.
Construído a 700 metros da costa e inaugurado há menos de um ano, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões continua, assim, a somar o reconhecimento internacional, tendo recolhido, ainda em 2015, o título de Melhor Porto do Ano, pela Seatrade Awards 2015, a par do Porto de São Francisco, nos EUA, e o Porto de Amesterdão.
De acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), este prémio vem reafirmar a excelência do novo Terminal, reforçando a sua notoriedade junto das maiores companhias internacionais de cruzeiros que têm vindo, de forma crescente, a considerar Leixões como paragem obrigatória, trazendo, dessa forma, cada vez mais visitantes para o destino Porto e Norte.
Recorde-se que, inaugurado há menos de um ano, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões é já uma referência inequívoca quer na paisagem da costa Atlântica, quer na inovação do sector, já que, para além de ser um espaço de dinamização turística, funciona também como um importante polo de produção e divulgação das ciências marinhas.