Souto de Moura vai assinar hotel da Visabeira no Mosteiro de Alcobaça
O Grupo pretende construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas, em três pisos, com 81 quartos e nove suites, uma zona de serviço, spa, ginásio e espaços multifacetados para a organização de congressos e eventos
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O Grupo Visabeira vai transformar parte do Mosteiro de Alcobaça num hotel de charme a inaugurar em 2019. O projecto da responsabilidade de Souto de Moura vai alerar o menos possível o edifício original e está estimado em 15 milhões de euros, avança o Diário de Notícias.
O projecto nasce do contrato de concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, entre a Direcção-Geral do Património Cultural e o grupo Visabeira, e válido por 50 anos, que permitirá ao Grupo construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas, em três pisos, com 81 quartos e nove suites, uma ampla zona de serviço, spa, ginásio, para além de espaços multifacetados para a organização de congressos e eventos diversos.
Segundo a mesma fonte, depois de vencer um concurso público internacional, a Visabeira propõe-se fazer ali um investimento na ordem dos 15 milhões de euros, pagando ao Estado uma renda anual de apenas cinco mil euros, mais IVA.
Em visita ao edifício – cuja degradação se acentuou nos últimos 15 anos, desde que ali deixou de funcionar um asilo -, Souto de Moura mostrou-se preocupado com os acessos e garantiu que será feito um “inventário de questões”. Contudo, o presidente da Câmara de Alcobaça assegurou que todas as questões urbanísticas na envolvente ao hotel serão ultrapassadas.
Souto Moura será apoiado pelos arquitectos e projectistas do grupo Visabeira, num projecto que pretende “alterar o menos possível”. Acessibilidades verticais, infra-estruturas e espaços colectivos serão alguns dos pontos equacionados.