Souto de Moura vai assinar hotel da Visabeira no Mosteiro de Alcobaça
O Grupo pretende construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas, em três pisos, com 81 quartos e nove suites, uma zona de serviço, spa, ginásio e espaços multifacetados para a organização de congressos e eventos

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Grupo Visabeira vai transformar parte do Mosteiro de Alcobaça num hotel de charme a inaugurar em 2019. O projecto da responsabilidade de Souto de Moura vai alerar o menos possível o edifício original e está estimado em 15 milhões de euros, avança o Diário de Notícias.
O projecto nasce do contrato de concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, entre a Direcção-Geral do Património Cultural e o grupo Visabeira, e válido por 50 anos, que permitirá ao Grupo construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas, em três pisos, com 81 quartos e nove suites, uma ampla zona de serviço, spa, ginásio, para além de espaços multifacetados para a organização de congressos e eventos diversos.
Segundo a mesma fonte, depois de vencer um concurso público internacional, a Visabeira propõe-se fazer ali um investimento na ordem dos 15 milhões de euros, pagando ao Estado uma renda anual de apenas cinco mil euros, mais IVA.
Em visita ao edifício – cuja degradação se acentuou nos últimos 15 anos, desde que ali deixou de funcionar um asilo -, Souto de Moura mostrou-se preocupado com os acessos e garantiu que será feito um “inventário de questões”. Contudo, o presidente da Câmara de Alcobaça assegurou que todas as questões urbanísticas na envolvente ao hotel serão ultrapassadas.
Souto Moura será apoiado pelos arquitectos e projectistas do grupo Visabeira, num projecto que pretende “alterar o menos possível”. Acessibilidades verticais, infra-estruturas e espaços colectivos serão alguns dos pontos equacionados.