Consulmar participa no Plano Estratégico dos Transportes na Madeira
Consulmar foi responsável pelo desenvolvimento da componente de Transporte Marítimo do Plano Integrado e Estratégico dos Transportes da Região Autónoma da Madeira
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Consulmar foi responsável pelo desenvolvimento da componente de Transporte Marítimo do Plano Integrado e Estratégico dos Transportes da Região Autónoma da Madeira.
Em comunicado, a empresa de engenharia destaca que este é o primeiro Plano Estratégico de que a Madeira dispõe para a área dos transportes. O documento reúne “as principais linhas orientadoras da política estratégica para o sector, plasmadas de forma transversal e multissectorial”.
De acordo com a mesma fonte, este plano “reforça a capacidade de intervenção do Governo Regional no Sector” com o objectivo de melhorar as acessibilidades internas e externas – terrestres, aéreas e marítimas – para passageiros e carga, para além da redução da poluição associada aos meios de transporte e da “maior eficiência e valorização das infra-estruturas aeroportuárias, portuárias e viárias”.
A Consulmar explica que, no âmbito do Transporte Marítimo, a aposta recai na revisão da estratégia de desenvolvimento e dos programas de investimento dos portos da região, na realização de inspecções periciais às infra-estruturas portuárias, na elaboração de planos de conservação e manutenção para os portos e na criação de condições de apoio ao funcionamento das actividades marítimo-turísticas nos portos secundários, entre outros.
Na apresentação do Plano Integrado e Estratégico dos Transportes, decorrida a 3 de Maio, o Governo Regional da Madeira classificou este documento como “indispensável para aceder aos fundos comunitários disponíveis para o sector no período 2014/2015”, de acordo com o Diário de Notícias da Madeira.
Na cerimónia, o secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, afirmou que “sem a existência de um plano, o enquadramento de um determinado investimento pode deixar de ser considerado estratégico [pela União Europeia], o que significa não ter acesso a determinados fundos”.
O diário explica ainda que este plano envolve renovação de frotas e conclusão de infra-estruturas, “com responsabilidades repartidas pelo Governo Regional, as autarquias e as empresas privadas”. Estão previstas medidas como a construção de infra-estruturas rodoviárias, a promoção do arquipélago como destino turístico no sector dos cruzeiros e ainda a criação de incentivos à abertura de novas rotas de transporte aéreo.