Novo Mapa de Arquitectura é dedicado a Fernando Távora
Este novo mapa é o 5º a ser lançado depois de Arménio Losa, Marques da Silva, Souto de Moura e Álvaro Siza e apresenta um conjunto de 48 obras do arquitecto, construídas entre 1952 e 2004, localizadas na zona Norte do país
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, a Câmara Municipal do Porto e a Fundação Marques da Silva lançam no próximo dia 14 de Março, um novo Mapa de Arquitectura, desta vez dedicado ao arquitecto Fernando Távora. O evento terá lugar na Casa-Atelier José Marques da Silva.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a OASRN explica que este novo mapa é o 5º a ser lançado depois de Arménio Losa, Marques da Silva, Souto de Moura e Álvaro Siza. Apresenta um conjunto de 48 obras do arquitecto, construídas entre 1952 e 2004, localizadas na zona Norte do país. Editado em português/inglês e espanhol/francês, o Mapa de Arquitectura Fernando Távora conta com uma tiragem de 4.000 exemplares. Estará disponível na secretaria da OASRN, na Fundação Marques da Silva e nos postos de Turismo do Município.
O evento de lançamento contará com a presença dos arquitectos Carlos Martins, ex-colaborador de Fernando Távora, e de Jorge Figueira, autor de vários textos publicados sobre o trabalho do protagonista do mais recente Mapa de Arquitectura. A Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, Cláudia Costa Santos, o Vereador do pelouro do Comércio e Turismo, Engº Manuel Aranha e a Presidente do Conselho de Administração da FIMS, Maria de Fátima Marinho também marcarão presença.
No comunicado a OASRN refere ainda que o arquitecto Manuel Mendes descreve a obra de Fernando Távora (1923-2005) como uma referência na história e na cultura portuguesas do século XX. “Távora questionou e movimentou sempre, ao longo dos seus quase sessenta anos de prática profissional, que o seu projecto-de-arquitectura “nasce da consciência do lugar mas, ao mesmo tempo, a minha arquitectura define aquele lugar. Assim, a arquitectura é o processo de redefinição do lugar”. “A arquitectura é um acto material de construir e um acto espiritual de qualificar”, ou seja, a expressão cultivada de um espaço de cultura, expressão de uma vontade para (re)trabalhar “o comum que é preciso fazer existir, i.e, dar forma”.”
“Fernando Távora (EBAP, 1950) foi técnico municipal (1948-56), professor-educador a par do ofício de arquitecto; viajou pelo mundo, participou em vários congressos internacionais de arquitectura moderna (CIAM); escreveu nos jornais para dar voz à cidadania da arquitectura, achegando-se do homem comum; escreveu sobre organização do espaço para (a)firmar a continuidade de uma causa; utilizou a entrevista para arrumar, na circunstância, o processo-movimento de perguntas-respostas sobre o agir que viabilizou como unidade e desdobramento – “a unidade na variedade”, “a ordem na continuidade”, “a diversidade na totalidade””, elucida também Manuel Mendes.