Jorge Vieira
“Continuaremos a trabalhar de olhos postos no futuro, com ambição e realismo”
Em entrevista ao Construir, Jorge Vieira, Director Geral da Roca em Portugal, faz um balanço positivo de 2015, olha com optimismo para 2016
Ana Rita Sevilha
SIL 2024 atribui prémios e distingue personalidade do ano
ERA: Venda de habitação nova cresce 36% nos primeiros 3 meses do ano
Álvaro Siza homenageado pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura
Worx: Volume de investimento deverá manter-se em linha com o registado em 2023
Constructel adquire norte americana Verità
Nuno Sepúlveda assume presidência do CNIG
Zome lança serviço “inovador” de verificação de imóveis
Eficiência energética, BIM e construção metálica na agenda do 2º dia da Tektónica
Anjos Urban Palace é o novo projecto de reabilitação da EastBanc
Reynaers confirmada como parceira principal da ZAK World of Façades
Em entrevista ao Construir, Jorge Vieira, Director Geral da Roca em Portugal, faz um balanço positivo de 2015, olha com optimismo para 2016 e fala das estratégias para este novo ano revelando um pouco do que o mercado pode esperar da Roca nos próximos tempos.
Que balanço fazem da vossa actividade relativamente a 2015?
O balanço é francamente positivo. Depois de um ano de 2014 em que finalmente o mercado parou de encolher, 2015 assumidamente foi um ano de recuperação. Tivemos sinais de melhoria em praticamente todos os indicadores, e isso reflectiu-se, não apenas nos nossos resultados, mas também nos dos nossos clientes e distribuidores, o que reforça a nossa perspectiva optimista para este ano. Além da notória melhoria da confiança por parte dos consumidores, o que tem impacto directo nos resultados das empresas dos diferentes sectores, foi feito um esforço enorme por parte do nosso departamento comercial que soube identificar rapidamente as tendências e as necessidades do mercado, e garantir uma resposta ágil e de qualidade. É graças a este balanço que encaramos 2016 com optimismo e ambição, trabalhando sempre para que a Roca se continue a destacar pela qualidade e fiabilidade das suas soluções, caracterizadas pelo seu design contemporâneo, a enorme capacidade de economizar água e, em alguns casos, energia, apelando a valores de sustentabilidade e benefícios claros para o consumidor.
Como caracterizam o mercado português relativamente à dimensão e concorrência neste sector?
Somos um mercado de pequena dimensão e muito competitivo acima de tudo por via das importações. Em constante mutação, e que obriga qualquer empresa do sector a uma grande capacidade de adaptação a novas circunstâncias. Tal como se verifica noutro tipo de sectores, estamos perante um perfil de consumidor bastante mais exigente e informado, e que nos obriga a responder de forma rápida e eficiente às suas necessidades. É fundamental que as organizações sejam capazes de criar mecanismos internos que promovam uma adaptação rápida, identificando novas tendências de consumo e antecipando-se à mudança para estarem devidamente preparados quando ela ocorrer. E sobretudo, apostar no relacionamento com o cliente.
Qual o peso da internacionalização/exportação no vosso negócio?
A Roca é uma marca global, com uma rede comercial que se estende por mais de 135 países abastecidos pelas suas 77 fábricas em quatro continentes e mais de 20.000 colaboradores em todo o mundo. A Roca é líder mundial no sector dos espaços de banho; na Europa, América Latina, Índia e Rússia é incontestavelmente líder de mercado e possui uma forte presença na China, Médio Oriente, Ásia, Austrália e Ásia. Em Portugal somos maioritariamente exportadores para a União Europeia, mantendo uma actividade comercial relevante nos PALOP.
Quais são as principais tendências de inovação neste segmento?
Eficiência energética, poupança de água, facilidade de acesso e limpeza, durabilidade e design. Esta é a tendência que tem seguido o mercado nos últimos anos, resultante da crescente exigência por parte do consumidor. Este novo perfil de consumidor já não procura necessariamente apenas uma casa de banho, um elemento “externo” à casa, mas sim um espaço de conforto e intimidade, em harmonia com as restantes áreas da habitação, onde as famílias passam várias horas do seu dia. Esta exigência estende-se a todos os elementos que compõem um espaço de banho, desde o lavatório à banheira, passando pelas bases de duche, sanitas e bidés ou os próprios móveis. A capacidade de arrumação do espaço de banho tem sido, aliás, uma das principais preocupações dos consumidores. Para responder a esta necessidade, temos vindo a trabalhar diariamente no desenvolvimento de soluções para o nosso segmento de móveis para casas de banho, que sejam práticas, de fácil instalação, e sobretudo de elevada capacidade de arrumação. Exemplos dessa mesma aposta são os lançamentos recentemente dos móveis de casa de banho Unik e Pack, duas soluções para o espaço de banho de móvel com lavatório integrado, caracterizadas pela capacidade de arrumação e versatilidade, ou da coleção Joli, uma gama de mobiliário muito completa com 4 medidas e 4 acabamentos diferentes, que se adaptam perfeitamente ao seu ambiente de banho.
Vão lançar novidades estes ano?
Lançaremos este ano no mercado diversas novidades Rocas nos diferentes segmentos. Destaque para a mais recente colecção de louça sanitária e mobiliário da Roca, a série Inspira, que define um novo conceito de espaço de banho. Com base na simplicidade e na versatilidade, graças às suas formas base Round (linhas redondas), Soft (de ângulos suaves) e Square (quadrada), a colecção Inspira oferece múltiplas combinações possíveis e por isso, a possibilidade de adaptação a qualquer espaço, qualquer que seja a decoração. A colecção Inspira foi concebida com os materiais mais inovadores. Os lavatórios foram fabricados em FINECERAMIC®, um material cerâmico de elevada qualidade exclusivo Roca, 40% mais leve que os lavatórios convencionais e 30% mais resistentes que os lavatórios de grés. Os assentos e tampas Inspira foram também alvo de destaque, por serem fabricados com uma resina exclusiva registada pela Roca, com a designação SUPRALIT®, que aumenta consideravelmente a durabilidade dos produtos (12% mais resistente que a ureia), permite uma maior higiene (quatro vezes menos poroso e, por isso, mais resistente aos fluidos e detergentes), e garante uma elevada resistência aos raios UV (não amarelece com o passar do tempo). A colecção é completada pela gama de móveis Inspira, disponível em três tamanhos – 600, 800 e 1000 mm – e que apresenta três acabamentos inovadores e distintos – branco brilho, carvalho escuro citadino e carvalho escuro citadino com vidro escurecido – e podem ser complementados com diferentes módulos auxiliares de coluna que garantem uma arrumação extra ao utilizador. Lançámos também um conjunto de produtos inovadores, que reforçarão consideravelmente a nossa gama de soluções para espaço de banho, entre eles a nova série de torneiras Atlas, as séries de acessórios Ice e Rubik, a coluna de duche Deck-T, o chuveiro Raindream, a base de duche Helios ou os lava-loiças Berlin / Berlin Plus.
Qual será a estratégia e que perspectivas têm para 2016?
A nossa estratégia passa fundamentalmente por consolidar a nossa posição de fábrica modelo para o grupo, enquanto unidade de produção, com capacidade de industrialização dos novos projectos com rapidez, mantendo elevados níveis de competitividade e, por outro lado aumentar e sustentar a quota de mercado dentro do nosso país. A marca Roca continua hoje em dia a ser a referência no mercado do sector sanitário, sendo em termos de grupo o líder de mercado em Portugal. Dentro do grupo Roca, e enquanto fornecedor, estamos na linha da frente, sendo solicitados para os principais projectos produtivos para os mercados mais relevantes. Começámos 2016 com a apresentação do nosso novo centro de distribuição, que duplica a área coberta disponível (16.000m2), e aumenta significativamente a capacidade de recepção e expedição diária de produtos. Todos os processos de distribuição da empresa vão beneficiar das valências desta nova infra-estrutura, que permitirá a movimentação diária superior a 40 camiões, um aumento de 62,5% face ao ano passado e uma capacidade de armazenamento interior de 17.000 paletes. Este forte investimento de mais de 2 milhões de euros permite-nos melhorar significativamente a capacidade de um armazém que foi criado em 2000, e que hoje em dia nos permite alimentar os diferentes mercados de exportação, com mais rapidez, mais agilidade e sobretudo mais eficiência. Continuaremos a trabalhar de olhos postos no futuro, com ambição e realismo. Queremos continuar a assumir um papel de destaque no apoio a instituições da nossa região, dando oportunidade à nossa equipa de trabalhadores para colaborar nas acções de responsabilidade social. Voltaremos a apoiar o talento e a criatividade dos Arquitectos e designers portugueses, promovendo uma série de concursos que lhes permitam apresentar o seu trabalho. Entre estas iniciativas, destaque para o concurso Jump The Gap, que sendo uma iniciativa global da Roca, dá a oportunidade aos jovens portugueses de se apresentarem a nível internacional, existindo já uma série de projectos finalistas do nosso país. Foi também resultado desta nossa preocupação em fomentar o talento e o património cultural em Portugal que nasceu o Roca Lisboa Gallery, que, tal como aconteceu em 2015, será este ano palco de diversas iniciativas de índole cultural e ambiental, que não só divulgam os nossos valores enquanto marca, mas também que alertam a sociedade paras as problemáticas ambientais.