UNStudio vence votação pública para teatro em Den Bosch
O futuro “Teatro da Parada” ocupará uma área total de 10731 m2 que começarão a ser construídos em 2017, com conclusão e abertura ao público previstas para 2020
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A proposta de design do atelier UNStudio para um Teatro em Den Bosch, na Holanda foi seleccionado através de uma competição cujo júri foi composto pelos residentes da província de ‘s- Hertogenbosh.
A votação resultou em dois finalistas, e o UNStudio conquistou a maioria de 57% dos votos com a proposta “Teatro na Parada”, que integra os quatro volumes do teatro no ambiente envolvente.
Localizado numa rua adjacente a uma praça pública, e perto da catedral de St. John, o UNStudio procurou harmonizar o edificado aos arredores, compondo o teatro em dois auditórios cujas fachadas são revestidas em pedras naturais, enquanto que os espaços de circulação são revestidos a vidro, conectando a praça pública ao teatro e vice-versa.
Em adição, o maior dos dois auditórios será parcialmente “afundado” de maneira a não afectar a linha do horizonte que permite visualizar a torre da catedral de St. John. O terceiro e último piso vai alojar um terraço de vista panorâmica sobre a cidade.
“ A massa do edifício será simultaneamente singular e múltipla: a mutação dos diversos volumes sugerem separação e fragmentação, enquanto que momentos de intersecção fundem os volumes e resultam num objecto autónomo e singular integrado no tecido urbano”, explicou o arquitecto Ben van Berkel, citado pelo Archdaily.
Os saguões interiores estarão ligados à praça pública através de uma escadaria central, que figuradas em balaustradas de vidro se estendem em quatro níveis.
O auditório principal terá capacidade de sentar 950 pessoas no seu interior, e será reforçado com materiais que potenciem a acústica da sala, já o auditório de menor dimensão poderá sentar até 450 pessoas e servirá de espaço multi funcional, utilizado para espectáculos, eventos, exposições e outros géneros de performance.
O futuro “Teatro da Parada” ocupará uma área total de 10731 m2 que começarão a ser construídos em 2017, com conclusão e abertura ao público previstas para 2020.