Arup vence financiamento para instalar poço geotérmico de 2 km em Aberdeen
Financiamento, de cerca de 250 mil libras (quase 350 mil euros) provém do Governo da Escócia, através do “Geothermal Energy Challenge Fund”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Arup anunciou que vai receber financiamento, em conjunto com os seus parceiros Geothermal Engineering Ltd (GEL) e a Universidade de St Andrews, para investigar a exequibilidade da implementação de tecnologia de Poço Único de Geotermia Profunda (PUGP).
Em comunicado, a multinacional anglo-dinamarquesa de engenharia revela que o financiamento, de cerca de 250 mil libras (quase 350 mil euros) provém do Governo da Escócia, através do “Geothermal Energy Challenge Fund” (tradução livre, Fundo para o Desafio da Energia Geotérmica), estabelecido para apoiar a pesquisa referente à capacidade geotérmica escocesa.
Segundo a mesma fonte, este fundo atraiu várias candidaturas de consórcios compostos pelos agentes dos meios académico e industrial. O grupo ressalva também que a atribuição de financiamento ao consórcio que compõem com a GEL e a Universidade de St Andrews reforça a sua presença combinada na geotermia na Escócia.
A equipa de projecto, liderada pela GEL, fará um estudo tecno-económico da instalação do PUGP no local proposto para o Centro de Conferências e Exposições de Aberdeen, com vista a apresentar um “caso coerente” que justifique a perfuração e instalação de um poço de 2 quilómetros para fornecer aquecimento a partir de fontes renováveis a este espaço. Segundo a Arup, esta tecnologia foi já testada com sucesso pela GEL o ano passado, num poço profundo em Inglaterra, e provou que se podem alcançar “significativas poupanças de emissão de carbono”.
A empresa destaca que a equipa de projecto considera agora que instalar esta tecnologia em Aberdeen consiste na melhor oportunidade para demonstrar o potencial da energia geotérmica profunda na Escócia e que o local do projecto irá também mostrar as sinergias entre as indústrias de petróleo e gás e desta “entusiasmante tecnologia de energia renovável”.