Airbnb lança casa flutuante no rio Tamisa em Londres
A airbnb apresentou a sua nova oferta para a cidade de Londres, uma propriedade flutuante em forma de ”casa-barco”, localizada ao longo do rio Tamisa. Com 8 metros de altura […]

Marina Bertolami
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A airbnb apresentou a sua nova oferta para a cidade de Londres, uma propriedade flutuante em forma de ”casa-barco”, localizada ao longo do rio Tamisa.
Com 8 metros de altura e cerca de 70 toneladas a moradia contém dois quartos, uma sala de estar, cozinha, casa de banho e até um jardim natural. O objectivo desta construção foi a de promover eventos e estadias nocturnas, proporcionando uma perspectiva única sobre a cidade londrina. A “casa-barco” intersecta as zonas de Chelsea, Westminster e o complexo de edifícios Canary Wharf, terminando a sua viagem no cais de Putney
O leme está posicionado numa gaveta da cozinha, que afrontada por janelas permite adaptar a direcção da casa-barco, no caso da âncora esta pode ser encontrada no jardim traseiro da residência. Desenhada pelos directores criativos da TBW, Steve e Nick Tidball a casa azul é a personificação do imaginário e foi inspirada na arquitectura quintessêncial da cidade de Londres, em particular das casa de Hampstead e Primrose Hill e da casa do filme da Pixar “Up”. Construída em terra, a moradia foi transportada para a água através de guindastes e sustida numa plataforma flutuante.
Alguns detalhes desta propriedade merecem a devida atenção, como é o facto dos canos e geradores estarem alocados no tecto e debaixo da casa para o cão (no jardim), e assim se fazer o uso da electricidade e do saneamento. Por outro lado, as paredes do jardim são reforçadas para resistir a ondas até um metro e meio de altura e as paredes exteriores, bem como o jardim estendem-se abaixo da superfície da água para acentuar a impressão de casa flutuante.
Aparentemente, o edifício parece ter dois andares, no entanto tem apenas um já que o chão foi elevado num metro e meio de altura para esconder a sua base flutuante. Para além destes pormenores, a casa-barco ainda contém um sistema de reboque em anexo para ser atrelado a um barco próprio para este fim.
O projecto encontra-se já em funcionamento e celebra novas regras para os residentes do Reino Unido, que têm agora um aumento de 15 % do valor que recebem ao partilhar as suas casas no site da airbnb até 90 dias por ano. Esta prática era até agora considerada ilegal se não fosse sujeito a qualquer tipo de planeamento antecipado. A airbnb é uma empresa comunitária para se anunciarem e reservarem acomodações e abrange mais de 35,000 cidades em 192 países. Fundada em 2008, a airbnb foi fundada por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk em São Francisco.