Monday 18th May 2015, London: AirbnbÕs latest London listing is pictured floating down the River Thames this morning. This pic: The house with Tower Bridge in the background The fully […]
Airbnb lança casa flutuante no rio Tamisa em Londres
A airbnb apresentou a sua nova oferta para a cidade de Londres, uma propriedade flutuante em forma de ”casa-barco”, localizada ao longo do rio Tamisa. Com 8 metros de altura […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A airbnb apresentou a sua nova oferta para a cidade de Londres, uma propriedade flutuante em forma de ”casa-barco”, localizada ao longo do rio Tamisa.
Com 8 metros de altura e cerca de 70 toneladas a moradia contém dois quartos, uma sala de estar, cozinha, casa de banho e até um jardim natural. O objectivo desta construção foi a de promover eventos e estadias nocturnas, proporcionando uma perspectiva única sobre a cidade londrina. A “casa-barco” intersecta as zonas de Chelsea, Westminster e o complexo de edifícios Canary Wharf, terminando a sua viagem no cais de Putney
O leme está posicionado numa gaveta da cozinha, que afrontada por janelas permite adaptar a direcção da casa-barco, no caso da âncora esta pode ser encontrada no jardim traseiro da residência. Desenhada pelos directores criativos da TBW, Steve e Nick Tidball a casa azul é a personificação do imaginário e foi inspirada na arquitectura quintessêncial da cidade de Londres, em particular das casa de Hampstead e Primrose Hill e da casa do filme da Pixar “Up”. Construída em terra, a moradia foi transportada para a água através de guindastes e sustida numa plataforma flutuante.
Alguns detalhes desta propriedade merecem a devida atenção, como é o facto dos canos e geradores estarem alocados no tecto e debaixo da casa para o cão (no jardim), e assim se fazer o uso da electricidade e do saneamento. Por outro lado, as paredes do jardim são reforçadas para resistir a ondas até um metro e meio de altura e as paredes exteriores, bem como o jardim estendem-se abaixo da superfície da água para acentuar a impressão de casa flutuante.
Aparentemente, o edifício parece ter dois andares, no entanto tem apenas um já que o chão foi elevado num metro e meio de altura para esconder a sua base flutuante. Para além destes pormenores, a casa-barco ainda contém um sistema de reboque em anexo para ser atrelado a um barco próprio para este fim.
O projecto encontra-se já em funcionamento e celebra novas regras para os residentes do Reino Unido, que têm agora um aumento de 15 % do valor que recebem ao partilhar as suas casas no site da airbnb até 90 dias por ano. Esta prática era até agora considerada ilegal se não fosse sujeito a qualquer tipo de planeamento antecipado. A airbnb é uma empresa comunitária para se anunciarem e reservarem acomodações e abrange mais de 35,000 cidades em 192 países. Fundada em 2008, a airbnb foi fundada por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk em São Francisco.