Estúdio Amatam distinguido nos World Architecture Awards
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O gabinete de arquitectura Estúdio Amatam, composto por Manuela Tamborino e João Escaleira Amaral, foi distinguido na 18ª edição dos World Architecture Awards com o seu projecto para uma moradia em Birre. O colectivo foi o único português a receber a distinção.
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos. Segundo João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, nesse sentido, “os planos inclinados, os cobogós e os pátios estão presentes neste projecto, reflexo do entendimento da plasticidade Suíça, do tratamento da luz modernista brasileiro e da espacialidade da arquitetura popular mediterrânica.
Em declarações ao Construir, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino contaram que foram avaliados 386 projectos, dos mais diversos países, dos quais 72 foram seleccionados para a avaliação dos membros Honorários da comunidade World Architecture.
O Júri, composto por esses mesmos Membros – dos quais fazem parte arquitectos, críticos académicos, editores de revistas de arquitectura, curadores e outros peritos, autoridades de várias instituições e organizações governamentais relacionados com a Arquitectura – foram convidados a escolher um conjunto de projectos dentre os candidatos, resultando assim numa lista de 20 projectos premiados, entre os quais o Estúdio AMATAM.