Estúdio Amatam distinguido nos World Architecture Awards
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O gabinete de arquitectura Estúdio Amatam, composto por Manuela Tamborino e João Escaleira Amaral, foi distinguido na 18ª edição dos World Architecture Awards com o seu projecto para uma moradia em Birre. O colectivo foi o único português a receber a distinção.
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos. Segundo João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, nesse sentido, “os planos inclinados, os cobogós e os pátios estão presentes neste projecto, reflexo do entendimento da plasticidade Suíça, do tratamento da luz modernista brasileiro e da espacialidade da arquitetura popular mediterrânica.
Em declarações ao Construir, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino contaram que foram avaliados 386 projectos, dos mais diversos países, dos quais 72 foram seleccionados para a avaliação dos membros Honorários da comunidade World Architecture.
O Júri, composto por esses mesmos Membros – dos quais fazem parte arquitectos, críticos académicos, editores de revistas de arquitectura, curadores e outros peritos, autoridades de várias instituições e organizações governamentais relacionados com a Arquitectura – foram convidados a escolher um conjunto de projectos dentre os candidatos, resultando assim numa lista de 20 projectos premiados, entre os quais o Estúdio AMATAM.