Estúdio Amatam distinguido nos World Architecture Awards
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O gabinete de arquitectura Estúdio Amatam, composto por Manuela Tamborino e João Escaleira Amaral, foi distinguido na 18ª edição dos World Architecture Awards com o seu projecto para uma moradia em Birre. O colectivo foi o único português a receber a distinção.
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos. Segundo João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, nesse sentido, “os planos inclinados, os cobogós e os pátios estão presentes neste projecto, reflexo do entendimento da plasticidade Suíça, do tratamento da luz modernista brasileiro e da espacialidade da arquitetura popular mediterrânica.
Em declarações ao Construir, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino contaram que foram avaliados 386 projectos, dos mais diversos países, dos quais 72 foram seleccionados para a avaliação dos membros Honorários da comunidade World Architecture.
O Júri, composto por esses mesmos Membros – dos quais fazem parte arquitectos, críticos académicos, editores de revistas de arquitectura, curadores e outros peritos, autoridades de várias instituições e organizações governamentais relacionados com a Arquitectura – foram convidados a escolher um conjunto de projectos dentre os candidatos, resultando assim numa lista de 20 projectos premiados, entre os quais o Estúdio AMATAM.