Estúdio Amatam distinguido nos World Architecture Awards
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O gabinete de arquitectura Estúdio Amatam, composto por Manuela Tamborino e João Escaleira Amaral, foi distinguido na 18ª edição dos World Architecture Awards com o seu projecto para uma moradia em Birre. O colectivo foi o único português a receber a distinção.
A moradia isolada localizada na zona de Cascais, foi “uma oportunidade de desenvolver uma habitação que reflectisse as experiências resultantes das últimas viagens” dos dois arquitectos. Segundo João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, nesse sentido, “os planos inclinados, os cobogós e os pátios estão presentes neste projecto, reflexo do entendimento da plasticidade Suíça, do tratamento da luz modernista brasileiro e da espacialidade da arquitetura popular mediterrânica.
Em declarações ao Construir, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino contaram que foram avaliados 386 projectos, dos mais diversos países, dos quais 72 foram seleccionados para a avaliação dos membros Honorários da comunidade World Architecture.
O Júri, composto por esses mesmos Membros – dos quais fazem parte arquitectos, críticos académicos, editores de revistas de arquitectura, curadores e outros peritos, autoridades de várias instituições e organizações governamentais relacionados com a Arquitectura – foram convidados a escolher um conjunto de projectos dentre os candidatos, resultando assim numa lista de 20 projectos premiados, entre os quais o Estúdio AMATAM.