Extrusal consolida aposta na sustentabilidade com sistema B.095 RPT
Composto por duas soluções: uma versão tradicional e uma elevatória ligeira, o novo sistema de correr vai ao encontro das tendências da arquitectura contemporânea focada na iluminação natural dos espaços
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Extrusal tem um novo sistema de correr com ruptura térmica, o B.095 RPT, que complementa a gama de produtos da marca dirigida às especificidades dos projectos arquitectónicos.
Composto por duas soluções: uma versão tradicional e uma elevatória ligeira, o novo sistema de correr vai ao encontro das tendências da arquitectura contemporânea focada na iluminação natural dos espaços, através das grandes superfícies envidraçadas, e está dotado de vistas de alumínio reduzidas, permitindo a construção de janelas de envergaduras até os 3m, perfazendo uma área envidraçada de 6 m2, explica a Extrusal.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a empresa garante que esta nova solução alia o design à sustentabilidade, respondendo às exigências térmicas, acústicas e de resultados AEV (permeabilidade ao ar, estanquidade à água e resistência à pressão do vento) da caixilharia. Para além do elevado desempenho, a Extrusal destaca ainda a competitividade do preço em relação a outras soluções existentes no mercado, e a fácil montagem que permite o aumento da produtividade dos profissionais da construção.
O B.095 RPT é ainda caracterizado por um fácil manuseamento e deslizamento das folhas, que é possível através da inserção de rodízios que suportam as folhas de 200Kg (opção extra de 300 Kg). Segundo a Extrusal, o deslizamento dos rodízios é efectuado sobre perfis em alumínio, anodizados a 25µ e à cor natural, o que permite uma redução significativa do atrito das rodas. De salientar que o acabamento da manete está disponível em branco, preto ou ACNA.
Relativamente à segurança, fica assegurada pelos mecanismos de fecho multipontos aplicados directamente na folha. Note-se que o accionamento da folha de serviço é efectuado através de um cremone e o da folha passiva por um fecho embutido, permitindo o cruzamento de ambas as folhas. A Extrusal garante que estes dispositivos se caracterizam pela sua fiabilidade e durabilidade, não exigindo elevados critérios de manutenção nem afinações periódicas que os fechos convencionais estão sujeitos.
O B.095 RPT é composto por diversas tipologias de abertura, de uma a seis folhas móveis, com possibilidade de imobilização de uma delas e o aro fixo é composto por um carril simples, duplo ou triplo. De acordo com a empresa, a montagem dos perfis do aro fixo pode ser realizada em corte direito ou à meia esquadria e os mesmos podem ainda ser dotados de perfis de remate destinados a obras de reabilitação.
A Extrusal refere ainda que o sistema admite vidros de 28 a 34 mm, fixos através de bites, e poliamidas exclusivas com espessuras de 22 e 24 mm e destaca, o desenvolvimento do perfil específico em PVC que alberga os fechos, impedindo assim, pontes térmicas para uma melhoria significativa dos desempenhos térmicos dos caixilhos.
Por último, para o escoamento das águas foi utilizado o sistema de drenagem utilizado nos restantes sistemas Extrusal: perfil de soleira com tubular largo, carris dotados de pingadeiras, rasgos de drenagem estrategicamente posicionados, peças de vedação localizadas em locais críticos, utilização de vedantes em EPDM e pelúcias com membranas. Todos os canais podem são ventilados e drenados.