Mercado de arrendamento de escritórios alemão em baixa

Por a 27 de Novembro de 2014

A Worx Real Estate Consultants, first provider do BNP Paribas Real Estate em Portugal, divulgou os dados do mercado de arrendamento de escritórios na Alemanha, revelando que nas oito maiores cidades alemãs (Berlim, Colónia, Dusseldorf, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Leipizig e Munique) o mercado de arrendamento de escritórios ultrapassou os 2 milhões de m2, ficando 6% abaixo do valor registado em igual período de 2013.

Segundo a consultora, esta descida já se vinha a sentir na primeira metade do ano e acentou-se no último trimestre, resultado de uma atitude mais cautelosa das empresas face aos desenvolvimentos económicos.

Munique volta a ser a cidade com mais take-up (407.000 m²) ainda que apresente uma quebra de 7%. A cidade onde o take up mais cresceu é Leipzig (+57%) atingindo os 80.000 m² seguida de Berlim com um crescimento de 20% (392.000 m²). Essen é a cidade que apresenta a maior queda, -36% face a igual período de 2013.

De acordo com a Worx, em quase todas as cidades a vacancy rate tem vindo a diminuir, encontrando-se agora abaixo dos 7 milhões de m² pela primeira vez desde alguns anos. As maiores descidas da vacancy ocorreram nas cidades de Leipzig (-9%), Berlim (-6%) e Munique (-5%). De todas as cidades em foco, a única que apresenta um aumento da vacancy rate é Essen (+10%).

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *