Laboratory scientist looking at camera — Image by � David Burton/cultura/Corbis
Exportações já somam 40% da produção total da Sika em Ovar
A sustentar este crescimento, segundo os responsáveis da Sika Portugal, está o Departamento de Investigação e Desenvolvimento da unidade em Ovar
Ana Rita Sevilha
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
Angola, Espanha e França são os principais clientes internacionais da fábrica Sika em Ovar. Segundo a empresa, as exportações já somam 40% da produção total fabricada pela Sika Portugal, com os restantes 60% a serem consumidos internamente.
A sustentar este crescimento, segundo os responsáveis da Sika Portugal, está o Departamento de Investigação e Desenvolvimento da unidade em Ovar, cujos produtos lançados nos últimos cinco anos representam já 14% do total de vendas do grupo em 2014.
Segundo a empresa, nos últimos anos, o departamento de I&D do grupo Sika em Ovar tem tido uma média de 10 projectos locais por ano, contribuindo assim para uma taxa interna de inovação local de 36% do corrente ano, tendo em conta os últimos 5 anos – os produtos Sikagard® PELE ELÁSTICA® + FIBRAS e Sika® PREMIUM são exemplos desta prática.
Composto por 7 químicos e analistas, o departamento tem como missão desenvolver produtos que, para além dos aspectos técnicos e económicos, correspondam à conduta de sustentabilidade da empresa. Como refere Gonçalo Carvalho, director de Marketing da Sika Portugal, “a sustentabilidade não é apenas um objectivo, mas um processo que envolve a Sika a nível global, num programa denominado ‘Mais valor, menos impacto’”.
Segundo a empresa, na vertente “Mais Valor” contribui-se com soluções sustentáveis com maior eficiência energética, criando mais valor para o mercado e para os clientes, com acções que visam aumentar a responsabilidade social na comunidade local, e procura-se maximizar o desempenho económico da empresa. Já na vertente “Menos Impacto” procura-se minimizar o impacto da actividade no ambiente, diminuindo o consumo de água, aumentando a eficiência no uso das matérias-primas e dos recursos energéticos, e procurando eliminar os acidentes no local de trabalho.