Projecto de remodelação no Palácio da Pena recebe prémio SIL do Imobiliário 2014
Resultado de um trabalho de 15 meses ( 10 meses de projecto e 5 meses de obra) e de um investimento de 750.000 Euros, o projecto de remodelação deu resposta ao aumento constante do número de visitantes do Palácio da Pena
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Ana Rita Sevilha
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A Parques de Sintra foi distinguida com o prémio SIL do Imobiliário, na categoria “Reabilitação Urbana – Turismo”, com o projecto de remodelação da loja, restaurante e cafetaria do Palácio Nacional da Pena, concluído em Abril de 2014. A cerimónia de entrega decorreu na FIL (Feira Internacional de Lisboa), onde se encontra neste momento o Salão Imobiliário de Portugal 2014.
Resultado de um trabalho de 15 meses ( 10 meses de projecto e 5 meses de obra) e de um investimento de 750.000 Euros, o projecto de remodelação deu resposta ao aumento constante do número de visitantes do Palácio da Pena, que em 2013 recebeu cerca de 780.000 entradas (aumento de mais de 8% relativamente ao ano anterior), bem como ao objectivo de acolher melhor os cidadãos com mobilidade condicionada,explica a Parques de Sintra.
De acordo com a mesma fonte, o aumento do número e diversidade dos visitantes do Palácio requereu o redimensionamento e modernização das infra-estruturas de acolhimento ao público – em particular, a loja, o restaurante e a cafetaria existentes – de forma a optimizar o desempenho funcional e comercial destes espaços. Desta forma, o projecto de remodelação desenvolvido pela Parques de Sintra procurou dar resposta às novas solicitações de um turismo de grande escala, com um padrão de consumo rápido e habituado a uma disponibilização imediata de serviços e produtos de qualidade.
Entre as opções de projecto tiveram o agilizar das circulações de serviço e de público em cada piso e entre eles; privilegiar o desempenho funcional (serviços eficientes, rápidos e que proporcionassem uma experiência agradável); e conferir aos espaços uma imagem simples e contemporânea. Esta foi também uma oportunidade para rever as instalações sanitárias e técnicas, os equipamentos e os espaços de apoio à restauração (cozinha e copas), face às actuais exigências funcionais e normativas.
De salientar que a loja, restaurante e cafetaria, situam-se num volume quase autónomo face ao corpo do Palácio, constituído por cave, dois pisos e cobertura em terraço, na qual se localiza um pequeno corpo anexo à Cozinha Real. Nesse sentido, uma ligação entre os três pisos, a partir da loja, constituiria uma importante melhoria nas condições de acessibilidade aos terraços localizados no piso térreo do Palácio, como alternativa ao íngreme percurso ascendente.Neste contexto, o projecto incluiu a criação de acessos directos entre os três pisos por dois novos canais: pelo prolongamento, do lanço de escadas já existente e através da introdução de um elevador público, dimensionado para um passageiro em cadeira de rodas e um acompanhante, percorrendo os três pisos comerciais.
Relativamente à loja, a nova organização do espaço pretendeu facilitar a sua perceção global e a identificação imediata das necessidades dos visitantes (produtos, instalações sanitárias, informações, etc.). No restaurante, a intervenção destinou-se a desobstruir o espaço e a melhorar a capacidade de acolhimento e atendimento neste local e a cafetaria foi reformulada para acomodar o novo acesso por escada aos pisos inferiores e, também, para a implementação de um novo tipo de serviço de self-service.
Ao nível da revisão das infra-estruturas, a Parques de Sintra explica que privilegiou-se a poupança energética, sendo exemplo disso o sistema de geração de energia que os elevadores utilizam para seu próprio consumo, no qual a energia gerada na descida é utilizada diretamente no seu funcionamento (iluminação, ventilação e som). As luzes e o sistema de ventilação dos vários espaços são controlados por relógio, de forma a desligarem-se quando não estão a ser utilizados – o que, associado à tecnologia LED implementada na grande maioria das fontes de iluminação, resulta em consumos energéticos inferiores aos sistemas convencionais. Outra das inovações implementadas prende-se com o sistema de reaproveitamento de água: a água dos lavatórios é encaminhada e reutilizada nas descargas dos autoclismos. Esta renovação integral das instalações eléctricas e mecânicas dos espaços comerciais insere-se num projecto mais amplo que a Parques de Sintra iniciou em 2012, de revisão das infra-estruturas de todo o Palácio
O galardão destina-se a “premiar a qualidade e a inovação da actividade nos domínios da promoção imobiliária, do desenvolvimento urbano, das autarquias, das obras públicas, da habitação, do arrendamento, da construção sustentável, da reabilitação urbana, da eficiência energética e dos fundos de investimentos imobiliários em Portugal”.