Exposição retrospectiva de Rafael Moneo na Garagem Sul até 23 de Novembro
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), tem patente até ao próximo dia 23 de Novembro, uma exposição que aborda toda a carreira de Rafael Moneo – “Uma reflexão teórica a partir da profissão. Materiais de arquivo (1961-2013).
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol, Prémio Pritzker em 1996 e Prémio Príncipe de Asturias de las Artes em 2012. A exposição conta com curadoria de Francisco Gonzalez de Canales da Architectural Association de Londres.
Organizada em cinco secções biográficas que abordam toda a carreira de Rafael Moneo, a mostra apresenta 46 projectos, 18 maquetas, 142 fotografias e 98 desenhos originais, entre os quais o do Museu Nacional de Arte Romana, de Mérida, uma das suas obras mais emblemáticas.
De acordo com o portal da Garagem Sul – CCB, a selecção dos materias que compõem a exposição “ enfatiza a importância do desenho como meio fundamental para o arquitecto desenvolver o seu trabalho e definir o seu pensamento, sendo a primeira vez que um conjunto tão significativo de desenhos originais vem a público mostrar a prática e o pensamento de Rafael Moneo”.