Exposição retrospectiva de Rafael Moneo na Garagem Sul até 23 de Novembro
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), tem patente até ao próximo dia 23 de Novembro, uma exposição que aborda toda a carreira de Rafael Moneo – “Uma reflexão teórica a partir da profissão. Materiais de arquivo (1961-2013).
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol, Prémio Pritzker em 1996 e Prémio Príncipe de Asturias de las Artes em 2012. A exposição conta com curadoria de Francisco Gonzalez de Canales da Architectural Association de Londres.
Organizada em cinco secções biográficas que abordam toda a carreira de Rafael Moneo, a mostra apresenta 46 projectos, 18 maquetas, 142 fotografias e 98 desenhos originais, entre os quais o do Museu Nacional de Arte Romana, de Mérida, uma das suas obras mais emblemáticas.
De acordo com o portal da Garagem Sul – CCB, a selecção dos materias que compõem a exposição “ enfatiza a importância do desenho como meio fundamental para o arquitecto desenvolver o seu trabalho e definir o seu pensamento, sendo a primeira vez que um conjunto tão significativo de desenhos originais vem a público mostrar a prática e o pensamento de Rafael Moneo”.