Martifer Solar conclui projecto fotovoltaico na Toscânia
Projecto representa “um ponto de viragem no modelo de negócio solar fotovoltaico, uma vez que dota a Itália da possibilidade de construir uma indústria solar estável, sem dependência de incentivos governamentais”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Martifer Solar anunciou a conclusão de “uma das primeiras instalações solares sem subsídios em Itália, para o Grupo Ikea, na cobertura de um edifício comercial em Pisa, na Toscânia”.
O projecto tem uma capacidade total de 696,15 kWp e foi estruturado sem tarifa de “feed-in”, o que representa “um ponto de viragem no modelo de negócio solar fotovoltaico, uma vez que dota a Itália da possibilidade de construir uma indústria solar estável, sem dependência de incentivos governamentais”.
A geração de electricidade deste projecto solar fotovoltaico será realizada “a um custo nivelado de electricidade (LCoE), igual ou inferior ao preço de venda de electricidade à rede”.
“Como empresa orientada para o futuro, a Martifer Solar atingiu um marco histórico com este projecto concluído com o grupo IKEA. Este projeto comprova que a energia solar é tão competitiva como qualquer outra fonte de energia em Itália e, principalmente, sem subsídios ou outros tabus. Devido ao mérito desta fonte de energia, a indústria solar está a aproximar-se da grid parity em vários locais em todo o mundo”, referiu Henrique Rodrigues, CEO da Martifer Solar.
A empresa foi responsável pelo EPC (Engenharia, Procurement e Construção) desta instalação de 696,5 kWp e será responsável pelo serviço de Operação e Manutenção (O&M). O projeto em grid parity, com aproximadamente 2 700 módulos instalados em estruturas fixas, irá produzir eletricidade para abastecer perto de 800 habitantes e evitará a emissão de 373 toneladas de CO2 por ano.