ALBA quer estrear-se na internacionalização em 2014
ara 2014, a empresa estima crescer 20% e estrear-se na internacionalização nos mercados de Angola e Marrocos

Ana Rita Sevilha
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A marca portuguesa ALBA, integrada no grupo LARUS, fechou o ano de 2013 com um volume de vendas próximo dos 500 mil euros, registando um crescimento de 32%, relativamente ao ano anterior. Para 2014, a empresa estima crescer 20% e estrear-se na internacionalização nos mercados de Angola e Marrocos.
Pedro Martins Pereira, bisneto do fundador da metalúrgica, é hoje, o impulsionador da recuperação da marca, desenvolvendo a área de Inovação e promovendo a renovação da mesma. Em comunicado de imprensa enviado ao Construir, a empresa sublinha que ganhou nova vida em 2013 ao apresentar novos produtos e a reeditar outros nas áreas do aquecimento, águas e mobiliário urbano tradicional.
A ALBA lançou dois equipamentos com design de autor – um recuperador de calor desenhado por Eduardo Souto de Moura e uma salamandra assinada pelo designer Francisco Providência. No domínio das águas, desenvolveu tampas de saneamento em compósito, reforçado a fibras, com o objectivo de desmotivar o seu furto, e o equipamento de combate a Incêndio “Hidrante Aqua”. No âmbito do mobiliário urbano, relançou o “Banco nº1” e as “Coluna de Iluminação ALBA” em ferro fundido.