Miguel Saraiva premeia melhor aluno de arquitectura da FA-ULisboa com estágio remunerado
O recrutamento de um finalista em Arquitectura da FA-ULisboa surge na sequência da palestra onde a obra em destaque é a nova sede do edifício da Polícia Judiciária

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Miguel Saraiva vai estar no dia 14 de Fevereiro na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) para uma palestra onde falará sobre o projecto do edifício para a nova sede da Polícia Judiciária e premiará o melhor aluno finalista do Mestrado integrado em Arquitectura, com fluência em inglês/francês e conhecimentos do programa Revit, com a oportunidade de efectuar um estágio profissional remunerado de doze meses no atelier internacional. Esteestágio realizado em simultâneo, o estágio e a admissão à Ordem dos Arquitectos resulta de um protocolo realizado entre a FA-ULisboa e o atelier Saraiva e Associados (S+A).
O recrutamento de um finalista em Arquitectura da FA-ULisboa surge na sequência da palestra onde a obra em destaque é a nova sede do edifício da Polícia Judiciária, em Lisboa. “Reinterpretar o espaço existente, com respeito pela sua envolvência foi a preocupação subjacente ao projecto do edifício da Polícia Judiciária”, sublinha Miguel Saraiva, CEO da Saraiva + Associados, identificando as regras que ditaram todo o desenvolvimento do mesmo: “identidade, funcionalidade, segurança, flexibilidade e integração”.
De sublinhar que o atelier S+A consta do ranking internacional da WA100 (World Largest Architecture Pratices), publicado anualmente pela revista inglesa Building Design, que classifica empresas de Arquitectura que se destacam em vários domínios, usando indicadores como a Rentabilidade, Sustentabilidade, Qualidade de Design ou Dimensão.
O Presidente da FA-ULisboa, Professor José Pinto Duarte, vai apresentar o perfil académico do palestrante e o Professor Tomás Taveira, antigo docente da FA-ULisboa, traça o enquadramento empresarial dos Arquitectos na Sociedade.
O líder da instituição sublinha em comunicado de imprensa a relevância da 3ª edição da iniciativa: “o ciclo de palestras consiste numa aproximação entre os alunos e o trabalho de alguns arquitectos, investigadores e professores de diversas nacionalidades. As opções foram feitas tendo por base a qualidade da obra dos autores e conferencistas. Revelam um trabalho em constante desenvolvimento, projectando um percurso de elevada qualidade”.