Heneghan Peng Architects vence concurso para Centro de Artes Contemporâneas de Moscovo
A proposta do colectivo Heneghan Peng Architects propõe “o empilhamento dos espaços de exibição como se fossem “bandejas” flexíveis

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O gabinete irlandês Heneghan Peng Architects foi o vencedor do concurso internacional para o novo Centro Nacional de Artes Contemporâneas (NCCA) de Moscovo. O complexo expositivo que funciona actualmente numa antiga fábrica no centro da capital russa terá um novo espaço, a nascer no Khoydynskoye Pole, uma área a Nordeste de Moscovo, parte integrante de um plano urbano de desenvolvimento da região para onde estão igualmente previstos hotéis, edifícios de escritórios, centros comerciais, parques e uma nova estação de metro.
A primeira fase do concurso contemplou um conjunto de dez gabinetes, dos quais em Dezembro de 2013 foram escolhidos três finalistas acabando a porposta do gabinete irlandês por ser a escolhida.
De acordo com o portal archdaily, a proposta do colectivo Heneghan Peng Architects propõe “o empilhamento dos espaços de exibição como se fossem “bandejas” flexíveis, maximizando a acessibilidade e ligando visualmente as actividades do NCCA ao seu redor”.
O mesmo portal assegura ainda que, “assim que for concluído, o grande edifício abrigará uma variedade de exposições permanentes e temporárias, bem como espaços para palestras, conferências, concertos, performances, instalações de educação artística, dentre outros”.