Preços da habitação em Portugal evidenciam instabilidade no Verão
Face a este cenário, o ICi sublinha que também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde Maio
Ana Rita Sevilha
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário – indicador que mede o comportamento dos valores da oferta no mercado de habitação no nosso País, em Agosto, os preços da habitação em Portugal (Continental), desceram 0,8% face a Julho, uma performance que, segundo a mesma fonte, “confirma a instabilidade sentida durante o Verão”.
Depois de Maio, mês em que o ICi cresceu pela primeira vez desde Agosto de 2010 – com uma valorização mensal de 0,4% -, a variação mensal do preço das casas tem-se mostrado bastante instável, oscilando entre performances negativas e positivas, explica a mesma fonte.
Em comunicado de imprensa enviado ao Construir, o ICi revela ainda que, depois de uma quebra mensal de 0,9% em Junho e de nova recuperação em Julho (variação mensal positiva de 0,6%), o mês de Agosto voltou a terreno negativo.
Um comportamento que, segundo o indicador, tem-se verificado quer para o segmento de fogos novos quer para o de usados. No primeiro caso, o ICi apresentou uma taxa de variação mensal de -0,3% em Agosto, enquanto que nos usados essa taxa foi mais agravada, situando-se nos -1,2%. Em Junho, o preço das casas novas havia recuado 0,8% em termos mensais e o das usadas 0,4%. Já em Julho, estes indicadores tinham voltado a terreno negativo, com variações mensais de 1,0% para os novos e 0,4% para os usados.
Face a este cenário, o ICi sublinha que também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde Maio, ainda que a taxa se tenham mantido em terreno negativo. No mercado de novos, a taxa de variação homóloga alcançou os -0,3% em Agosto , apresentando um valor bem mais negativo para o mercado de usados: -3,6%.
Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o preço das casas também caiu em Agosto, apresentando uma taxa de variação mensal de -0,5%. Nas casas novas, a performance mensal dos preços foi, no entanto, positiva (0,8%), enquanto que nos usados foi de -1,1%. Em termos homólogos, conclui o ICi, ambos os segmentos registaram quebras de -3,0% em Agosto.