Preços da habitação em Portugal evidenciam instabilidade no Verão
Face a este cenário, o ICi sublinha que também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde Maio

Ana Rita Sevilha
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário – indicador que mede o comportamento dos valores da oferta no mercado de habitação no nosso País, em Agosto, os preços da habitação em Portugal (Continental), desceram 0,8% face a Julho, uma performance que, segundo a mesma fonte, “confirma a instabilidade sentida durante o Verão”.
Depois de Maio, mês em que o ICi cresceu pela primeira vez desde Agosto de 2010 – com uma valorização mensal de 0,4% -, a variação mensal do preço das casas tem-se mostrado bastante instável, oscilando entre performances negativas e positivas, explica a mesma fonte.
Em comunicado de imprensa enviado ao Construir, o ICi revela ainda que, depois de uma quebra mensal de 0,9% em Junho e de nova recuperação em Julho (variação mensal positiva de 0,6%), o mês de Agosto voltou a terreno negativo.
Um comportamento que, segundo o indicador, tem-se verificado quer para o segmento de fogos novos quer para o de usados. No primeiro caso, o ICi apresentou uma taxa de variação mensal de -0,3% em Agosto, enquanto que nos usados essa taxa foi mais agravada, situando-se nos -1,2%. Em Junho, o preço das casas novas havia recuado 0,8% em termos mensais e o das usadas 0,4%. Já em Julho, estes indicadores tinham voltado a terreno negativo, com variações mensais de 1,0% para os novos e 0,4% para os usados.
Face a este cenário, o ICi sublinha que também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde Maio, ainda que a taxa se tenham mantido em terreno negativo. No mercado de novos, a taxa de variação homóloga alcançou os -0,3% em Agosto , apresentando um valor bem mais negativo para o mercado de usados: -3,6%.
Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o preço das casas também caiu em Agosto, apresentando uma taxa de variação mensal de -0,5%. Nas casas novas, a performance mensal dos preços foi, no entanto, positiva (0,8%), enquanto que nos usados foi de -1,1%. Em termos homólogos, conclui o ICi, ambos os segmentos registaram quebras de -3,0% em Agosto.