Jular apresenta novo sistema modular Auzz
“O sistema permite ainda “uma montagem rápida e económica, proporcionando alojamento de baixo custo e rápido para as populações”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Jular deu a conhecer o novo sistema de construção modular Auzz, baseado em componentes totalmente standardizados e concebidos integralmente em fábrica, explica a empresa em comunicado de imprensa.
Segundo a Jular, o Auzz “é um sistema de construção modular pré-fabricado, com grande economia de tempo e recursos. A versatilidade das configurações e acabamentos disponíveis possibilita a adaptação do sistema a diversos tipos de alojamento: para indústria, para habitação ou para resorts turísticos”.
No que diz respeito à industria, a Jular apresenta “soluções modulares de painéis em kit, vocacionadas para projectos empresariais de grande dimensão, de rápida montagem e baixo custo”. Segundo a Jular, “a versatilidade do sistema Auzz combina a standardização dos elementos base com uma grande liberdade de elaboração de novas configurações”, sendo por isso “a solução ideal para resorts turísticos e espaços de lazer”.
“O sistema permite ainda “uma montagem rápida e económica, proporcionando alojamento de baixo custo e rápido para as populações. As tipologias vão desde o T0 ao T4, consoante a solicitação do cliente. O sistema Auzz pode ser facilmente adaptado, tanto para empreendimentos públicos de habitação social, como para condomínios de moradias, seja para habitação permanente ou para arrendamento”, sublinha a mesma fonte.
A Jular lembra ainda que, o sistema de construção modular Auzz “baseia-se em componentes totalmente standardizados e que permitem a montagem e edificação do projecto num curtíssimo espaço de tempo, com orçamentos muito competitivos. Todos os componentes dos módulos são construídos em fábrica, numa atmosfera controlada e com um apertado controlo de qualidade, e fornecidos em kits preparados para a montagem no local”.
Para além disso, pelas suas características de economia de espaço e facilidade de montagem, a entrega em kit permite a expedição em contentor para praticamente qualquer destino no mundo, e a montagem “está ao alcance de operários com um nível médio de especialização, permitindo desta forma recorrer a mão-de-obra local, o que em muitos casos permite obter um preço final ainda mais baixo”. Partindo de uma base pré-existente em betão, a montagem completa de uma casa mede-se em dias, podendo oscilar entre 3 e 15 dias, consoante a complexidade da casa, garante a mesma fonte.
De acordo com a exigência de cada mercado e os objectivos do projecto, as paredes podem assumir diversos tipos de construção, desde a mais básica à mais luxuosa, e a sua duração compara-se à de uma casa tradicional, desde que sejam aplicados os mesmos cuidados de manutenção (desobstrução de telhados para um adequado escoamento das águas, pintura das paredes exteriores com um intervalo máximo de 10 anos, etc).
Em termos de acabamentos, encontra-se disponível “uma grande variedade de acabamentos e opções de materiais”, bem como opções para aumentar o conforto e a diferenciação estética.A Jular refere ainda que podem adicionar-se fachadas ventiladas em madeira, pérgulas, pavimentos interiores flutuantes de madeira nobre ou outros materiais a seleccionar.