Lisboa recebe festival de cinema e arquitectura em Setembro
O Arquiteturas Film Festival Lisboa realiza-se de 26 a 29 de Setembro no Cinema City Classic Alvalade
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Lisboa vai receber o primeiro festival internacional da Península Ibérica de filmes documentais e ficcionais sobre o tema da arquitectura – o Arquiteturas Film Festival Lisboa, de 26 a 29 de Setembro no Cinema City Classic Alvalade.
Sofia Mourato, fundadora e directora do Arquiteturas, revelou ao P3 que o festival surge “para fomentar as relações criativas e económicas entre o cinema e a arquitectura”. Adianta ainda que a iniciativa “pretende ser um ponto de partida para a criação de novos projectos, para a troca de experiências e para a captação da atenção nacional e internacional para o que temos de melhor em Portugal nas duas áreas”.
O festival é destinado a profissionais da área de arquitectura, realizadores e produtores de cinema, a pessoas ligadas ao audiovisual e a designers. No fundo, a todas as pessoas de todas as nacionalidades interessadas “em enviar filmes capazes de mostrar uma perpectiva única relativa ao cruzamento da arquitectura com o cinema”, esclarece a mesma responsável.
O programa do festival irá apresentar documentários, ficções, filmes experimentais e animações com relevância para a divulgação da obra arquitectónica portuguesa contemporânea ao nível nacional e internacional.
Urbanismo, Ecologia, Sociedade, Utopia, Design, História e Património, Biografia e Tecnologia serão alguns dos temas tratados pelos filmes documentais. “Já os filmes ficcionais vão dar mais destaque ao constante diálogo entre cidade, espaço e narrativa”, refere Sofia Mourato.
Para além dos filmes, o festival tem uma série de actividades paralelas previstas. As “Intersecções” (conversas informais), o “PITXE” (sessões de “pitching”) e visitas guiadas são algumas delas. O Arquiteturas vai ainda atribuir prémios englobados em cinco categorias: melhor filme, melhor curta, prémio audiência, lusofonia (premiar o melhor trabalho na área do cinema e da arquitectura feito em países da lusofonia) e novos talentos (melhor filme feito por estudantes).
As inscrições para a primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa são gratuítas e deverão ser feitas até ao próximo dia 1 de Agosto.