LARUS expõe “Orion” e “Vesúvio” no Brasil
A “Orion” é uma coluna solar com tecnologia LED que permite uma elevada iluminação durante um longo período de vida

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Até ao próximo dia 16 de Julho, a LARUS, marca portuguesa de mobiliário urbano, estará presente na mostra “BID 08|10|12” que expõe as melhores obras de design ibero-americano no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, Brasil.
Neste evento, o público brasileiro poderá conhecer os dois equipamentos da LARUS distinguidos pela Bienal Ibero-Americana de Design em 2010 e 2012, o dissuasor” Vesúvio” da autoria de Alcino Soutinho e o candeeiro solar “Orion” de Pedro Martins Pereira.
Segundo explica a empresa, o “Vesúvio” é um equipamento que pretende evitar a invasão ilícita dos passeios públicos pelos veículos automóveis, com uma face rampeada do lado dos peões e uma aresta mais agressiva direcionada para o trânsito. Em Portugal, este equipamento pode ser encontrado no exterior da Fundação Champalimaud em Lisboa.
A “Orion” é uma coluna solar com tecnologia LED que permite uma elevada iluminação durante um longo período de vida e garante uma proteção contra choques eléctricos. Este equipamento foi desenvolvido para países com temperaturas elevadas, ambientes arenosos ou “chuvas barrentas”, frequentes em países árabes e africanos, destacando-se por possibilitar a lavagem dos painéis fotovoltaicos.
Para Pedro Martins Pereira, fundador da LARUS, o facto de a empresa estar presente numa exposição no Brasil que apresenta o melhor design ibero-americano “permite uma credibilização em novos mercados, em particular os localizados na América do Sul, assim como promover as competências de design que estão na base da criação dos nossos produtos, nomeadamente as preocupações ambientais, de bem-estar dos cidadãos e da valorização da identidade cultural local para onde os equipamentos são desenvolvidos”.
Terminada a exposição em São Paulo, seguem-se Buenos Aires, Argentina, e Bogotá, Colômbia, como os próximos destinos desta itinerância que procura mostrar a evolução do design e a afirmação da América Latina no mapa internacional da produção contemporânea.