Giorgio Piccinato no Ciclo de Conversas “A Cidade Resgatada”
A conferência proferida por Giorgio Piccinato será dedicada ao tema “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O arquitecto Giorgio Piccinato vai estar no próximo dia 10 de Abril, no Auditório Serralves, no Porto, numa parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e com organização da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), na 2ª sessão do Ciclo de Conferências” A Cidade Resgatada”
A conferência proferida por Giorgio Piccinato será dedicada ao tema “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”, e terá o comentário final de Álvaro Domingues, Professor Associado da FAU
Giorgio Piccinato é Professor Emérito de Planeamento Urbano na Universidade Roma Tre. Director, até 2010, do Departamento de Estudos Urbanos e do programa de doutoramento em políticas territoriais e projecto local desta Universidade. Antes de 1995, foi Director do Departamento de Planeamento Urbano da IUAV de Veneza e de um programa de doutoramento inter-universitário em Planeamento Urbano. Ex-Presidente da Associação de Escolas Europeias de Planeamento (1992-1994). Consultor das Nações Unidas, da União Europeia e da ARRS (Agência de Pesquisa Eslovena) para programas que lidam com o planeamento urbano e regional, conservação urbana e educação profissional. Membro do Conselho Editorial das Revistas: Planning History (Oxford), Urbana (Caracas), Journal of Urban Design (Nottingham), Tria (Nápoles) e Urbani Izziv (Liubliana). Autor de diversas publicações, como La costruzione dell’urbanistica. Germania 1870-1914, Roma 1974, Wiesbaden 1983 e Barcelona 1993; Città, territorio e politiche di piano in America Latina, Milão 1991; Alla ricerca del centro storico, Milão 1996; Un mondo di città, Turim 2002 e Caracas 2007; Atlas de centros históricos do Brasil, Rio de Janeiro 2007; Fermoimmagine. Studio sulla felicità urbana, Macerata 2008.
O Ciclo de Conferências e de Conversas Públicas “A Cidade Resgatada”, organizado pela OASRN (Pelouros da Cultura, Comunicação e Norte 41º), aprofunda o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional.
Segundo a OASRN, com este debate não se pretende apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; “deseja-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Deseja-se, enfim, que esses processos sejam participados e debatidos interdisciplinarmente, englobando os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia”.
Este ciclo acompanhará outras iniciativas, como a realização de um Concurso Público de Desenho Urbano e de um Seminário Internacional, os quais concentrarão o debate em áreas urbanas concretas, tendo o tecido do Porto como caso-de-estudo.