Giorgio Piccinato no Ciclo de Conversas “A Cidade Resgatada”
A conferência proferida por Giorgio Piccinato será dedicada ao tema “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O arquitecto Giorgio Piccinato vai estar no próximo dia 10 de Abril, no Auditório Serralves, no Porto, numa parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e com organização da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), na 2ª sessão do Ciclo de Conferências” A Cidade Resgatada”
A conferência proferida por Giorgio Piccinato será dedicada ao tema “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”, e terá o comentário final de Álvaro Domingues, Professor Associado da FAU
Giorgio Piccinato é Professor Emérito de Planeamento Urbano na Universidade Roma Tre. Director, até 2010, do Departamento de Estudos Urbanos e do programa de doutoramento em políticas territoriais e projecto local desta Universidade. Antes de 1995, foi Director do Departamento de Planeamento Urbano da IUAV de Veneza e de um programa de doutoramento inter-universitário em Planeamento Urbano. Ex-Presidente da Associação de Escolas Europeias de Planeamento (1992-1994). Consultor das Nações Unidas, da União Europeia e da ARRS (Agência de Pesquisa Eslovena) para programas que lidam com o planeamento urbano e regional, conservação urbana e educação profissional. Membro do Conselho Editorial das Revistas: Planning History (Oxford), Urbana (Caracas), Journal of Urban Design (Nottingham), Tria (Nápoles) e Urbani Izziv (Liubliana). Autor de diversas publicações, como La costruzione dell’urbanistica. Germania 1870-1914, Roma 1974, Wiesbaden 1983 e Barcelona 1993; Città, territorio e politiche di piano in America Latina, Milão 1991; Alla ricerca del centro storico, Milão 1996; Un mondo di città, Turim 2002 e Caracas 2007; Atlas de centros históricos do Brasil, Rio de Janeiro 2007; Fermoimmagine. Studio sulla felicità urbana, Macerata 2008.
O Ciclo de Conferências e de Conversas Públicas “A Cidade Resgatada”, organizado pela OASRN (Pelouros da Cultura, Comunicação e Norte 41º), aprofunda o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional.
Segundo a OASRN, com este debate não se pretende apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; “deseja-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Deseja-se, enfim, que esses processos sejam participados e debatidos interdisciplinarmente, englobando os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia”.
Este ciclo acompanhará outras iniciativas, como a realização de um Concurso Público de Desenho Urbano e de um Seminário Internacional, os quais concentrarão o debate em áreas urbanas concretas, tendo o tecido do Porto como caso-de-estudo.