Exposição “ARX arquivo/archive”, em Março no CCB
A exposição vai estar patente no espaço Garagem Sul – Exposições de Arquitectura, até 21 de Julho
Ana Rita Sevilha
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Inaugura no próximo dia 21 de Março a exposição ARX arquivo/archive, que mostra os 20 anos de actividade dos irmãos Nuno e José Mateus, que durante este período de tempo têm “marcado a arquitectura portuguesa, evidenciando uma constante acutilância crítica e vontade experimental”, pode ler-se no portal do Centro Cultural de Belém.
Segundo o portal, “a sua singularidade emerge da exploração intensiva do projecto arquitectónico. Mas o projecto é, para a ARX Portugal, mais do que a resolução de um programa, a expressão de uma técnica e a integração num lugar. É, no essencial, uma nova forma de prática arquitectónica, assente na resposta criativa a um determinado contexto físico e social. Manifesta-se por isso nas próprias estratégias projectuais e nos processos de formalização arquitectónica, informados por uma abertura inquiridora ao mundo e experimentados, quase obsessivamente, sobre a matéria física e tridimensional da maqueta”.
A força das obras da ARX Portugal reside, precisamente, “nessa investigação do potencial do projecto arquitectónico”, sublinha a mesma fonte.
ARX arquivo/archive é uma exposição centrada na construção de um arquivo, e que por isso, proporciona “a experiência de habitar este arquivo, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitectónico”.
A exposição vai estar patente no espaço Garagem Sul – Exposições de Arquitectura, até 21 de Julho.