Bauma 2013 com ênfase na eficiência energética e poupança de combustível
Esta feira internacional de máquinas de construção, que decorre entre 15 e 21 de Abril em Munique, na Alemanha, já tem confirmações sobre algumas inovações que estarão expostas nos seus pavilhões
Pedro Cristino
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Eficiência energética e poupança de combustível são duas das principais tendências em destaque na Bauma 2013.
Esta feira internacional de máquinas de construção, que decorre entre 15 e 21 de Abril em Munique, na Alemanha, já tem confirmações sobre algumas inovações que estarão expostas nos seus pavilhões.
A britânica JCB vai apresentar, pela primeira vez, os seus motores Ecomax, que contam com uma nova tecnologia que possibilita uma combustão “particularmente limpa e eficiente”, segundo o comunicado da organização da Bauma, que explica também que estes motores serão utilizados em escavadoras, pás carregadoras e empilhadoras.
Por sua vez, a Caterpillar apresentará a sua nova escavadora híbrida 336E H. “Em vez de perder a energia cinética aquando da travagem da estrutura superior, esta é capturada em acumuladores e reutilizada durante a aceleração de pêndulo”, refere a mesma fonte. Segundo a organização da feira, que cita a marca americana, esta máquina domina o desafio de reutilizar a energia hidráulica. A vantagem disto é uma redução no consumo de combustível de cerca de 25%.
Por sua vez, a Doosan levará duas novas escavadoras pesadas da classe de 50 toneladas a Munique que, segundo o fabricante coreano, têm uma relação entre o rácio de produtividade e o consumo de combustível aumentado em 9%, relativamente a modelos anteriores.