Martifer Solar conclui instalação fotovoltaica para a STA
O sistema fotovoltaico, com uma potência pico de 282 kWp, foi instalado na cobertura das instalações da STA, na Maia, e conta com 1.200 módulos fixos em estrutura de alumínio, numa área de 5.700 metros quadrados
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Martifer Solar anunciou a conclusão de uma instalação fotovoltaica de minigeração para a Sociedade Transformadora de Alumínios (STA), empresa do grupo belga Sobinco.
O sistema fotovoltaico, com uma potência pico de 282 kWp, foi instalado na cobertura das instalações da STA, na Maia, e conta com 1.200 módulos fixos em estrutura de alumínio, numa área de 5.700 metros quadrados.
Desenvolvido em parceria com a Martifer Metallic Constructions e concluído em cerca de três meses, o projecto incluiu a substituição de toda a cobertura das instalações da STA, de fibrocimento para painel sandwich, e a implementação do sistema solar na nova cobertura. A operação e manutenção desta instalação fica agora a cargo da Martifer Solar.
“Este projecto vem reafirmar a posição da Martifer Solar como líder no mercado da minigeração em Portugal e demonstrar a nossa capacidade de resposta a todo o tipo de instalações em cobertura. Apesar de se tratar de um projecto complexo e de dimensões assinaláveis, a nossa experiência, a par do trabalho desenvolvido com a Martifer Metallic Constructions, permitiu-nos conclui-lo com sucesso, cumprindo os prazos estabelecidos”, afirmou Luís Silva, director de Minigeração da Martifer Solar.
“A STA escolheu o grupo Martifer para a concretização de todo este projecto, desde a completa renovação da cobertura das instalações até à implementação dos módulos fotovoltaicos. Tomámos a decisão certa ao colocar toda a responsabilidade num único grupo, resultando na execução de um projecto de dificuldade acrescida, dentro dos prazos estabelecidos”, declarou Robert Matthé, general manager da STA.
O mesmo responsável acrescentou que “a linha de produção da empresa não esteve interrompida em nenhuma fase do projecto, foi como reparar um avião em pleno voo. Apesar da elevada dificuldade, o projecto resultou, graças ao empenho das equipas da STA e da Martifer”.
“A nossa capacidade de adaptação aos pedidos dos clientes, comprovada pela larga experiência mundial de perto de 300 MW instalados em projectos por quatro continentes, confere à Martifer Solar uma credibilidade inigualável em Portugal, com uma posição de liderança na minigeração, onde a companhia regista uma participação perto dos 30% do mercado onde actuamos”, acrescentou Carlos Reis, director de marketing e comunicação da Martifer Solar.
O projecto produzirá 0,38 GWh de energia limpa por ano, o que equivale, segundo a Martifer Solar, ao consumo de 276 famílias portuguesas, e evitará a emissão de 400 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, por ano.