Governo prevê execução do QREN de 60% este ano
Esta linha terá 1000 milhões de euros (500 milhões do Banco Europeu de Investimento e 500 milhões de euros do sistema bancário), destina-se apoiar projectos de inovação, internacionalização e expansão da capacidade produtiva
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Governo prevê que a execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), actualmente nos 45%, atinja os 60%.
Segundo o secretário de Estado Adjunto da Economia, a meta está inscrita na reprogramação estratégica dos fundos comunitários. Almeida Henriques assume um “objectivo ambicioso de execução de 60% para este ano, depois de, em 11 meses, ter registado uma evolução de 30 para 45%”
O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional afirmou que, com esta reprogramação, “o QREN ganha um sangue novo, uma nova marca, virada, sobretudo, para as vertentes do apoio à competitividade e às empresas e na vertente do apoio à empregabilidade e de combate ao desemprego”. Para Almeida Henriques, trata-se de uma “vitamina para a economia”.
Com a fixação desta meta de execução, “o Governo assume o compromisso de utilizar a totalidade dos fundos comunitários até ao final do Quadro Comunitário de Apoio”, disse o secretário de Estado, salientando que haverá uma realocação das verbas do QREN para a vertente do apoio às empresas no domínio da exportação e inovação, com o lançamento da linha Invest QREN.
Esta linha terá 1000 milhões de euros (500 milhões do Banco Europeu de Investimento e 500 milhões de euros do sistema bancário), ficará activa a 15 de Agosto e destina-se apoiar projectos de inovação, internacionalização e expansão da capacidade produtiva.
“Só com esta linha de investimento esperamos alavancar cerca de três mil milhões de euros de execução do próprio QREN”, disse Almeida Henriques.