Osram transforma luminárias LED em elementos de design
As Osram deu a conhecer as novas luminárias LED Silento, Calyx e Tresol

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
As Osram deu a conhecer as novas luminárias LED Silento, Calyx e Tresol, que segundo a empresa “incorporam tecnologias energeticamente eficientes adequadas a uma utilização flexível das luminárias LED”. Para além disso, garante a mesma fonte, “fornecem soluções de iluminação ideais para qualquer ambiente”. A Osram exemplifica: “na escada, sala ou cozinha, as novas luminárias da OSRAM combinam design e funcionalidade com fontes de luz modernas, criando a iluminação certa para um enorme leque de necessidades”.
“Desenvolvemos um sistema de iluminação inovador com as nossas novas luminárias LED: os produtos Silento, Calyx e Tresol foram criados para um uso flexível em espaços quotidianos e de trabalho. Em cada um juntámos as enormes vantagens dos LED aos modelos atractivos e acima de tudo funcionais”, afirma Henning Bohnhorst, Responsável de Luminárias de Consumo na Iluminação Geral da OSRAM.
Devido ao seu tamanho pequeno, os LEDs podem ser incorporados em qualquer modelo, assegura a Osram, comprovando a afirmação com “as linhas claras e ultrafinas das luminárias pendentes Silento Poco e Silento Lungo”.
Dotadas de um “design exclusivo” com três ou cinco painéis de LED articulados e com apenas oito milímetros de espessura fornece iluminação flexivel directa ou indirecta. A Osram explica ainda que neste modelo os painéis com 17,8 cm podem ser orientados de +180 / -160 graus, ou seja, pode fazer-se incidir a luz directamente onde seja necessária.
“Para além disso, emitem uma agradável cor de luz quente e a lâmpada tem uma vida útil de até 25.000 horas, equivalente a cerca de 25 anos, assumindo uma utilização diária média de 2,7 horas”.
A gama Tresol acolheu mais duas luminárias de parede: Tresol Bloc e Tresol Cube. Segundo a Osram a sua característica especial prende-se com o facto de que “cada modulo de iluminação pode ser inclinado 60º para direccionar a luz onde esta é necessária. O Tresol Bloc pode ser montado horizontalmente ou verticalmente”, e podem ainda “ser criados relevos de luz branca quente em forma de ‘V’ com a fixação na parede do Tresol Cube. É ideal por exemplo, para corredores e zonas de circulação”.
Por último a Osram apresenta a gama Calyx, uma luminária pendente que é “versátil graças às suas pequenas dimensões e ao design surpreendentemente original”.