Vulcano lança bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias
Através do princípio da termodinâmica, a bomba de calor “utiliza a energia acumulada no ar envolvente, amplifica-a e transforma-a para produzir água quente”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Vulcano apresentou a “AquaEco”, uma bomba de calor que “permite poupar até 70% no aquecimento de águas sanitárias, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental e poupança energética”.
Através do princípio da termodinâmica, a bomba de calor “utiliza a energia acumulada no ar envolvente e, fazendo uso de um compressor, amplifica-a e transforma-a para produzir água quente, permitindo desta forma reduzir significativamente os encargos na factura de energia (que podem ir até aos 70% quando comparada a outros sistemas convencionais de AQS). Para além das suas vantagens energéticas e ecológicas (ao minimizar o impacto no meio ambiente, pela ausência de produção de gases de combustão), a AquaEco destaca-se pela sua grande capacidade de armazenamento de água – 270 litros – apresentando um alto nível de eficiência (até 350%) para a produção de AQS”, explica a empresa em comunicado de imprensa.
A Vulcano sublinha ainda que “o aproveitamento da energia existente no ar ambiente faz com que este equipamento seja hoje uma das soluções mais eficientes no mercado, chegando a produzir 3,5 vezes mais energia térmica do que aquela que consome electricamente”.
A AquaEco dispõe de controladores eletrónicos inteligentes (display de LCD integrado), permitindo simplificar eventuais programações ou configurações, através apenas de quatro botões de controlo, e a Vulcano aconselha a sua instalação em locais ventilados, podendo ser utilizados acessórios de extração/admissão do ar, caso seja necessário.
A Vulcano revela ainda que, “ao mesmo tempo a Bomba de Calor AquaEco garante a renovação do ar, melhorando-o, e contribuindo ainda para a sua desumidificação”.
A AquaEco está disponível em dois modelos: sem serpentina e com serpentina de 1,5m2, “especialmente indicada para funcionar em compatibilidade com sistemas solares e outras fontes de energia complementar, como são as caldeiras, assegurando-se uma maior poupança energética”, explica a empresa sublinhando que, “ao juntar bombas de calor à tecnologia solar, por exemplo, dá-se o aproveitamento de duas fontes de energia renovável, maximizando a eficiência e a poupança energética. A bomba de calor, nestes casos, serve de apoio à instalação solar, entrando em funcionamento apenas quando é necessária”.