Hama lança nova gama de lâmpadas ecológicas LED da Xavax
Esta nova geração de lâmpadas LED tem também uma temperatura de cor semelhante às das lâmpadas incandescentes, sendo por isso ideais “para decoração de interiores onde se pretende uma ambiência quente”

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Hama, no âmbito do Dia da Terra, lança uma nova gama de lâmpadas ecológicas LED da Xavax. De acordo com a Hama, as lâmpadas contemplam “um rácio de consumo face às lâmpadas incandescentes de 1:5, semelhante às chamadas ‘lâmpadas economizadoras’ (Lâmpadas Fluorescentes Compactas, ou LFC)”. Para além disso, sublinha a mesma fonte que “as lâmpadas LED oferecem uma série de características que não só poupam energia como protegem o ambiente”.De certa forma, “as lâmpadas LED são a combinação perfeita entre os aspeCtos práticos das lâmpadas incandescentes com a poupança de energia das lâmpadas LFC, ao evitarem os problemas e limitações de ambas e oferecerem vantagens específicas”.
De acordo com a Hama, as vantagens das lâmpadas LED Xavax face às lâmpadas incandescentes são: menor consumo – “gastam cerca de cinco vezes menos energia para o mesmo brilho; e maior duração – “duram em média cerca de 25 vezes mais (25.000 horas vs. 1.000 horas)”.
Já relativamente às LFC, as lâmpadas LED Xavax têm como vantagens o “brilho máximo instantâneo – as LFC demoram algum tempo até atingirem a temperatura de funcionamento, sobretudo no caso das lâmpadas menos potentes, enquanto as lâmpadas LED funcionam com brilho máximo instantaneamente; maior duração em situações de ligar/desligar frequentes – as lâmpadas LED têm uma duração semelhante às LFC… mas só quando se calcula o seu funcionamento prolongado; em situações de utilização normal, com frequentes ciclos de ligar/desligar, a duração das LFC é inferior ao das lâmpadas LED e pode até ser inferior à das lâmpadas de incandescência, enquanto as lâmpadas LED mantêm a sua duração em qualquer cenário de utilização; e a ausência de mercúrio e gases halogénios – ao contrário do que acontece com as LFC, que requerem cuidados extra na sua reciclagem, as lâmpadas LED da Xavax não incluem mercúrio e o seu processo de fabrico não utiliza gases halogénios”.
As lâmpadas LED da Xavax são também “resistentes a vibrações, podendo por isso ser usadas em situações que danificam rapidamente lâmpadas convencionais, quer incandescentes, quer tipo LFC”.
Por último, esta nova geração de lâmpadas LED tem também uma temperatura de cor semelhante às das lâmpadas incandescentes, sendo por isso ideais “para decoração de interiores onde se pretende uma ambiência quente”, garante a mesma fonte.
As lâmpadas Hama Xavax são vendidas em formatos standard, de forma a poderem substituir lâmpadas convencionais de 230 volts e de 12 volts directamente, sem quaisquer adaptadores.
Existe uma gama completa de lâmpadas LED Xavax para diferentes aplicações. A título de exemplo, uma lâmpada com formato tipo “projetor” (R50) e “casquilho fino” convencional (E14), que pode ser usada para substituição directa de lâmpadas de incandescência de 25 Watts, consome apenas 5,5 Watts e tem uma duração em serviço estimada de 25.000 horas.