FAUP organiza C+C+W 2012 a 17 e 18 de Abril
A conferência, intitulada “Nuevos descriptores, nuevos operadores proyectuales”, será proferida pelo arquitecto e investigador Txatxo Sabater a 17 de Abril

Ana Rita Sevilha
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
A Faculdade de Arquitectura de Lisboa (FAUP) e o grupo de investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, está a organizar e promover a conferência e colóquio C+C+W 2012, a realizar a 17 e 18 de Abril no Auditório Fernando Távora, localizado na Universidade.
A conferência, intitulada “Nuevos descriptores, nuevos operadores proyectuales”, será proferida pelo arquitecto e investigador Txatxo Sabater a 17 de Abril.
No colóquio internacional, a 18 de Abril, serão apresentadas cinco comunicações de alunos do curso de doutoramento PDA | FAUP, nomeadamente Germano de Castro Pinheiro – “Habitar em Comum – cohousing | origem, evolução e oportunidade actual”; Gisela Lameira – “O plurifamiliar portuense na 1ª metade do séc. XX: A simetria e a topologia enquanto instrumentos tácitos na concepção dos planos”; Rafaela Salgueiro – “Habitar no Jardim-Escola – analogias e afinidades entre a Casa Portuguesa e os Jardins-Escola João de Deus Ramos”; Luciana Rocha – “Metodologias de intervenção: entre o original e o necessário – Três casos de estudo de habitação plurifamiliar moderna no Porto”; e Álvaro Andrade – “Do Outro Lado do Espelho do Espaço Público: Espaços Exteriores Privados de Uso Residencial”
A mesa do colóquio vai contar com a presença de Fátima Sales (ESAP/CEAA), Ivan Rincón Borrego (E.T.S. de Arquitectura da Universidade de Valladolid), Txatxo Sabater (UPC, Departament de Composició Arquitectónica – Escola d’Arquitectura del Vallés – Sant Cugat) e Rui Ramos (FAUP – Atlas da Casa – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo).
De 16 a 20 de Abril, decorrerá o workshop dirigido aos estudantes da Unidade Curricular de Projecto 3, onde se pretende, ao alargar a experiência pedagógica, recolocar sob outra perspectiva temas e problemas em debate nas diferentes unidades curriculares.
Em comunicado de imprensa a FAUP revela que o tema deste ano será a requalificação (tipológica, tecnológica e programática) do bairro Monteiro dos Santos. “Através da análise do bairro e do seu contexto urbano, os alunos terão a oportunidade de observar quase um século de mudanças nas formas de habitar e de relacionar o lar com a cidade”.