FAUP organiza C+C+W 2012 a 17 e 18 de Abril
A conferência, intitulada “Nuevos descriptores, nuevos operadores proyectuales”, será proferida pelo arquitecto e investigador Txatxo Sabater a 17 de Abril
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Faculdade de Arquitectura de Lisboa (FAUP) e o grupo de investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, está a organizar e promover a conferência e colóquio C+C+W 2012, a realizar a 17 e 18 de Abril no Auditório Fernando Távora, localizado na Universidade.
A conferência, intitulada “Nuevos descriptores, nuevos operadores proyectuales”, será proferida pelo arquitecto e investigador Txatxo Sabater a 17 de Abril.
No colóquio internacional, a 18 de Abril, serão apresentadas cinco comunicações de alunos do curso de doutoramento PDA | FAUP, nomeadamente Germano de Castro Pinheiro – “Habitar em Comum – cohousing | origem, evolução e oportunidade actual”; Gisela Lameira – “O plurifamiliar portuense na 1ª metade do séc. XX: A simetria e a topologia enquanto instrumentos tácitos na concepção dos planos”; Rafaela Salgueiro – “Habitar no Jardim-Escola – analogias e afinidades entre a Casa Portuguesa e os Jardins-Escola João de Deus Ramos”; Luciana Rocha – “Metodologias de intervenção: entre o original e o necessário – Três casos de estudo de habitação plurifamiliar moderna no Porto”; e Álvaro Andrade – “Do Outro Lado do Espelho do Espaço Público: Espaços Exteriores Privados de Uso Residencial”
A mesa do colóquio vai contar com a presença de Fátima Sales (ESAP/CEAA), Ivan Rincón Borrego (E.T.S. de Arquitectura da Universidade de Valladolid), Txatxo Sabater (UPC, Departament de Composició Arquitectónica – Escola d’Arquitectura del Vallés – Sant Cugat) e Rui Ramos (FAUP – Atlas da Casa – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo).
De 16 a 20 de Abril, decorrerá o workshop dirigido aos estudantes da Unidade Curricular de Projecto 3, onde se pretende, ao alargar a experiência pedagógica, recolocar sob outra perspectiva temas e problemas em debate nas diferentes unidades curriculares.
Em comunicado de imprensa a FAUP revela que o tema deste ano será a requalificação (tipológica, tecnológica e programática) do bairro Monteiro dos Santos. “Através da análise do bairro e do seu contexto urbano, os alunos terão a oportunidade de observar quase um século de mudanças nas formas de habitar e de relacionar o lar com a cidade”.