Ordem dos Arquitectos inaugura delegação em Abrantes com homenagem a Manoel de Oliveira
A proximidade entre o trabalho criativo do realizador e do arquitecto inspirou esta iniciativa
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Ordem dos Arquitectos vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira, em Abrantes, no Cine-Teatro São Pedro, no próximo Domingo, dia 15 de Abril, sendo a homenagem integrada na inauguração da recém-criada delegação de Abrantes, uma estrutura que sucede ao Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos.
A proximidade entre o trabalho criativo do realizador e do arquitecto inspirou esta iniciativa. Para o arquitecto Pedro Costa, presidente da nova delegação, “ambos – arquiteto e realizador – traduzem aspectos estéticos, sensibilidades, gostos, visões do mundo e das cidades, construindo ambos memórias que perduram para as gerações vindouras”
Manoel de Oliveira, “figura ímpar, prestigiada e cuja obra transcende as fronteiras nacionais, tornando-se “Património Vivo da Humanidade” é, para Pedro Costa, “o cineasta português que melhor podia representar a abordagem com a qual os arquitectos tanto se identificam.”
Depois da mesa redonda com Manoel de Oliveira, João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitectos e com o arquitecto Nuno Portas, será exibido o documentário “Oliveira, o Arquitecto”, da autoria de Paulo Rocha e datado de 1993. Filmado na casa do realizador, contando com a sua participação, este documentário “é uma inspiração de vida para a profissão de arquitecto.”
Esta acção conta com as parcerias e apoios da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, no âmbito da Licenciatura de “Vídeo e Cinema Documental”, do Município de Abrantes e do clube de cinema Espalhafitas.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado ao Construir pela nova delegação, a criação da mesma “acontece com o propósito de descentralizar a estrutura directiva, criar uma escala de proximidade com os profissionais que operam no terreno e estruturar programas locais que valorizem a profissão e a função do arquitecto. O objectivo é contribuir para projectar o trabalho criativo e envolver a comunidade num processo de simbiose e diálogo contínuo. Esta nova estrutura vê agora alargada a sua área de intervenção aos concelhos de Alter do Chão, Avis, Chamusca, Gavião, Golegã, Mora, Ponte de Sor, Sertã e Vila de Rei”.
Constituem a direcção Pedro Dias Costa (presidente), Ricardo Cabrita (tesoureiro), Carlos Duque (secretário), Sara Morgado (vogal suplente).