14 projectos portugueses finalistas do Prémio ArchDaily 2011
A votação que irá eleger os vencedores, entre os finalistas já escolhidos, decorre até ao próximo dia 6 de Março

Ana Rita Sevilha
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
Terminada a primeira fase de votações do Prémio ArchDaily 2011, são nove os projectos portugueses que figuram na shortlist.
Entre os finalistas encontra-se o Centro de Artes de Sines do gabinete Aires Mateus, na categoria de Edifícios Culturais. O gabinete é também finalista com a Casa em Leiria, na categoria de Casas Unifamiliares, juntamente com a MIMA House, do colectivo MIMA Arquitectos e a Casa do Voo dos Pássaros, nos Açores, de Bernardo Rodrigues.
A Herdade do Marmelo, assinada pelo gabinete liderado por Ricardo Bak Gordon, é finalista na categoria de Edifícios Industriais, e na de Interiores, ficou na shortlist o projecto do atelier Pedra Silva para o Fraunhofer Headquarters.
Já no que diz respeito à categoria de Museus e Bibliotecas, o MUDE de Ricardo Carvalho e Joana Vilhena, juntamente com a Casa das Histórias Museu Paula Rego, de Eduardo Souto Moura, e o Museu de Vila Velha, em Vila Real e assinado pelo atelier Belém Lima Arquitectos, seguem na competição.
Na categoria de Edifícios Religiosos, a Igreja da Boa Nova, assinada pelo gabinete Roseta Vaz Monteiro Arquitectos também foi uma das mais votadas, juntamente com a Capela da Árvore da Vida, em Braga, do colectivo Cerejeira Fontes, e a Capela de Santa Ana, em Santa Maria da feira, da autoria do gabinete e/348 Arquitectura.
Na categoria de Espaços Públicos, Carrilho da Graça figura com a Ponte Pedonal da Covilhã, e o colectivo Barbosa & Guimarães, na categoria de “Edifícios Desportivos”,integra a shortlist com as Piscinas da Povoação.
A votação que irá eleger os vencedores, entre os finalistas já escolhidos, decorre até ao próximo dia 6 de Março.